Aparecida de Goiânia
Videomonitoramento segue reprimindo crimes em Aparecida
Sistema sofisticado, que faz leitura de placas e reconhece padrões de comportamento, ajudou a recuperar um veículo que havia sido furtado; carro foi devolvido ao proprietário na semana passada
As câmeras de videomonitoramento operadas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia seguem ajudando a elucidar crimes e proteger bens públicos e privados da população. Numa das ocorrências mais recentes, a combinação entre a vigilância eletrônica e o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) resultou na recuperação de um carro de passeio furtado, que foi interceptado momentos depois do alerta emitido pelo sistema de leitura de placas.
O fato ocorreu na semana passada, no setor Jardim Cristalino. A partir de imagens transmitidas em tempo real no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), agentes da GCM responsáveis pelo videomonitoramento acionaram duas viaturas da Guarda, que pararam o condutor do carro nas proximidades de um grande hipermercado da região.
Durante a abordagem, as equipes constataram que o motorista suspeito tinha passagem na polícia pelo crime de receptação. Ele foi então detido por esse mesmo delito e encaminhado à delegacia. O carro, modelo Volkswagen Gol, foi devolvido ao proprietário.
“Depois de terem praticamente zerado, há alguns anos, os crimes de saidinha de banco, as câmeras de videomonitoramento agora estão ajudando a preservar tanto o patrimônio público, as escolas, CMEIs, unidade de saúde e outros prédios do município, como os bens da pessoas. Isso é segurança pública, é um dos resultados práticos do nosso programa Cidade Inteligente”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.
- Com auxílio de videomonitoramento, GCM recupera veículo furtado e prende suspeito
- Imagens de videomonitoramento auxiliam investigação a banco em Aparecida
Mais de 400 entre 650 câmeras equipadas com sistema de leitura de placas e reconhecimento de padrões comportamentais adquiridas para esse videomonitoramento já estão em funcionamento em Aparecida de Goiânia. A estimativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é que esse número chegue a 500 ainda neste ano e que a totalidade dos 650 equipamentos esteja em operação em 2023.
As centenas de câmeras já instaladas vigiam todas as vias de entrada e saída em Aparecida, bem como as avenidas de maior movimento de veículos e pedestres, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e CAIS do município.
O videomonitoramento – que é um dos braços do programa Cidade Inteligente – será ampliado também com mais 2 mil câmeras instaladas nos prédios de repartições das Secretarias de Saúde e de Educação.