Câmara de Aparecida de Goiânia
Vereadores debatem fechamento da maternidade Marlene Teixeira
Parlamentares reclamaram que não foram informados do processo
Durante o expediente para debates da sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador Willian Panda (PSB) trouxe à tona o fato do iminente fechamento da Maternidade Marlene Teixeira.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Maternidade será desativada e transformada em um Centro de Atendimento Especializado à Mulher.
Panda falou sobre os sérios problemas que a maternidade sempre enfrentou, mas questionou se transferir totalmente a maternidade para o hospital Garavelo seria o mais correto. Ele apontou que fechar totalmente uma unidade de saúde sem maiores debates com a sociedade é muito complexo.
O vereador ainda alertou sobre o problema de colocá-la em um hospital que só pensa no lucro e lamentou o assunto não ter sido debatido mais profundamente em audiências públicas.
“Me preocupa muito não ter uma maternidade municipal pública”, advertiu Panda.
Os vereadores Fábio Ideal (PP) e Gleison Flávio (MDB), que são da região do Garavelo, garantiram que o atendimento do hospital do bairro melhorou bastante. Eles convidaram os demais vereadores a visitarem a unidade para acompanhar as melhorias.
Apesar da iminência da mudança, Willian Panda garantiu que ainda tentará organizar uma audiência para debater o tema.
Em sua fala, o vereador Gilsão (MDB) reclamou da falta de esclarecimentos sobre a mudança, o que foi acompanhado pelo Presidente da Casa, vereador André Fortaleza (MDB), que também afirmou não ter recebido nenhuma informação sobre o assunto.
“É um absurdo. Tínhamos que ser ao menos comunicados”, reclamou o Presidente.
André Fortaleza classificou como um erro a decisão ter sido tomada sem incluir ao menos a Comissão de Saúde da Câmara nas discussões.
Pegando gancho na fala de Fortaleza, o Presidente da Comissão de saúde, vereador Marcelo da Saúde (PSC), disse que buscará uma agenda com o Secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, com intuito de organizar audiência pública para tratar sobre as questões discutidas na sessão.
Já o vereador Isaac Martins propôs aos demais pares que aproveitem as eleições deste ano para cobrarem de seus candidatos emendas parlamentares que sejam especificamente direcionadas a construção de uma maternidade municipal.