Esportes

Trio brasiliense vence etapa de competição internacional de breakdance em Aparecida

Grupo campeão foi classificado para representar a América do Sul na final do torneio internacional, que será realizado na França, em abril

Aparecida de Goiânia reuniu neste domingo, 15, mais de 500 dançarinos de breakdance da América do Sul. O município sediou um dos maiores eventos de breaking do mundo, o Nanterious Break Brazil Qualifier’. A etapa de qualificação internacional foi realizada, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no Residencial Solar Central Park.

Nesta etapa, 16 grupos com três competidores cada, disputaram o primeiro lugar. O trio campeão de Brasília, Distrito 61, composto por Robin, Yude e Gui, foi classificado para representar a América do Sul na final do torneio internacional, que será realizado em abril deste ano, na cidade de Nanterre, na França. No país será disputado o título de Campeão do Mundo.

O Nanterious Break é um evento realizado anualmente na França, com etapas preparatórias em todo mundo, em cada continente. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Aparecida de Goiânia foi escolhida para sediar a competição Sul-Americana, a classificatória para o mundial.

“Aparecida tem interesse total em apoiar o breakdance que se tornou, recentemente, uma modalidade olímpica. Então daremos todo apoio necessário aos dançarinos aparecidenses para que possam, um dia, representarem nossa cidade nas Olímpiadas, mas, também, em outras competições nacionais e internacionais”, destacou o secretário de Cultura de Aparecida, Érick Magalhães.

O festival contou com regulamento próprio e uma banca de júri composta por três jurados altamente qualificados para esta competição internacional. Entre os jurados estava o idealizador do evento Latino-Americano, o francês, Bouba Colorz. Com a ajuda de um intérprete, Bouba disse que viu uma oportunidade de trazer o concurso para Aparecida devido a quantidade de competidores talentosos de breakdance existentes no município e região.

Intérprete, Mark James, e idealizador do Nanterious Break, Bouba Colorz

O dançarino aparecidense, Jeferson Santos Lima, 32, pratica o breakdance desde os 11 anos de idade. Ele ficou agradecido pela oportunidade unânime de participar de uma competição internacional. “Eu só tenho que agradecer a todos os organizadores que proporcionaram esse evento para nós, nos dando oportunidade de representar nosso estado, o nosso país em competições internacionais, isso é a realização de um sonho de muitos”, disse.

A competição ligada a dança de rua é uma realização do Instituto Goiano de Artes Urbanas (Igare Brazil) e Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (Ceneg-GO), com apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias e Cultura e Ação Integrada.

“O apoio da Prefeitura foi imprescindível para a realização de um evento desta natureza. Aparecida é conhecida por incentivar diversos movimentos culturais e o breakdance é um deles, por isso os realizadores fizeram questão de sediar o festival aqui”, pontuou o organizador geral da competição, Smith Odélic.

Related Articles