Goiânia

“Todas as obras em andamento e iniciadas nesta gestão serão entregues”, garante Rogério Cruz durante maratona de vistorias, nesta quarta-feira (23/02)

Prefeito prevê entrega do Viaduto Lauro Belchior para maio. Ele vistoria Complexo Viário Luiz José, Terminal Isidória, Praça Cívica, Avenida Leste-Oeste e Viaduto da Perimetral. “Visitas técnicas nos permitem avaliar, aprimorar o que for preciso e dar à população estimativa de conclusão das obras”, afirma

O prefeito Rogério Cruz vistoriou, na manhã desta quarta-feira (23/02), obras em andamento na capital. Ele ressaltou que todas as assumidas pela gestão, assim como as iniciadas, estão em pleno andamento e serão entregues.

“Esclarecemos, apenas, que vivenciamos momentos de chuvas intensas, o que atrasa os trabalhos em todas as obras. Por isso, a importância das vistorias; assim, damos à população estimativa real de entrega”, disse o prefeito.

A maratona de visitas começou pelo Viaduto Lauro Belchior, o “Viaduto da Enel”, que está com 70% dos trabalhos executados, e seguiu para outros cinco locais em diferentes regiões. “As visitas técnicas nos permitem avaliar, aprimorar o que for preciso e dar à população estimativa de conclusão”, afirmou.

Sobre o Viaduto Lauro Belchior, Rogério Cruz destacou a importância da obra, não só para a região, como para a cidade, de um modo geral. “A expectativa é de inaugurarmos o viaduto ainda em maio, após receber a estrutura da empresa e finalizar os projetos de ligação. Certamente, será uma grande festa”, observou.

O prefeito salientou as providências tomadas em relação às empresas executoras que abandonaram obras. “São casos um pouco mais complexos, uma vez que é preciso fazer o distrato para, aí sim, proceder, por exemplo, com novas licitações”. Cruz assegurou, entretanto, que os trâmites correm com celeridade.

Sobre o BRT Norte-Sul, Cruz elencou as situações que comprometem a agilidade das obras. “Além da empresa que abandonou a obra no Trecho Sul, tivemos as intercorrências com chuvas e intervenções na Praça Cívica que, respeitando o patrimônio histórico, devem obedecer às determinações do Iphan”. Na Praça, as obras têm 75% de execução, enquanto o Terminal Isidória tem 97%.

Outra obra destacada pelo prefeito foi a da Praça do Trabalhador. Rogério Cruz lembrou que, em decorrência da pandemia, reconheceu a necessidade de os feirantes retornarem à Praça, dado o comprometimento de renda. “Isso significa que eles trabalham exatamente onde as obras são executadas e, claro, com as chuvas, estão sujeitos a intercorrências dos alagamentos. Mas, frisamos que as obras não param”, enfatizou.

Ao retomar o assunto relacionado aos índices pluviométricos, Rogério Cruz explicou que o sistema de drenagem da capital não acompanhou o ritmo acelerado de crescimento. “Por isso, solicitei estudos para que este sistema seja completo, ou seja, construir soluções efetivas para a capital em tempos de chuva”.

Foto: Jackson Rodrigues

Aspectos técnicos
O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, falou sobre a complexidade da obra do Viaduto Lauro Belchior. “São três níveis, sendo um praticamente subterrâneo e, aqui, temos um córrego. Em termo de engenharia, temos várias disposições que devem ser levadas a cabo, de forma conjunta, daí a complexidade da obra”, observou.

Schmaltz pontuou, ainda, que as estruturas têm o objetivo de melhorar todo o sistema viário e, ao mesmo tempo, corrigir o curso do córrego, trabalho que envolve pavimentação, estrutura de concreto, iluminação, sistemas de segurança e esgoto.

Sobre o andamento das obras em geral, o titular da Seinfra explicou, ainda, que o objetivo principal não é só a conclusão, mas a efetividade. “São obras que devem ser entregues já em funcionamento para atender à população”.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, salientou que as ações da Prefeitura conseguem quebrar o paradigma de que “obras são apenas para os carros”. “Sabemos que complexos como o da Jamel Cecílio são estruturantes e vêm para otimizar o trânsito. Porém, destacamos que, nelas, são executadas intervenções que garantem acessibilidade a ciclistas e pedestres, com toda segurança, desde a inauguração”, pontuou.

Mello frisou, ainda, o impacto que viadutos exercem sobre o trânsito da região. “O viaduto da Jamel Cecílio, por exemplo, desafoga as vias adjacentes, enquanto o Lauro Belchior melhora a trafegabilidade na BR-153, tão comprometida, especialmente em horários mais críticos do dia”.

Vistoria
O roteiro de visitas incluiu, além das obras do Viaduto Lauro Belchior e Complexo Viário Luiz José Costa, o Terminal Isidória. Passou pela Praça Cívica, onde acontecem as intervenções para o BRT Norte-Sul, e Avenida Leste-Oeste, que está com mais de 60% das obras executadas. A maratona de vistorias se encerrou no Viaduto Perimetral, que tem 94% dos trabalhos executados, e está na fase final da pavimentação.

Secretaria de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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