Política
Sem qualquer chance de aumentar impostos, defende Glaustin da Fokus
Único representante do Centro-Oeste no grupo de trabalho da reforma tributária, deputado federal participa nesta quinta-feira de debate na Casa da Indústria
O deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos-GO) participa nesta quinta-feira (16) de um debate sobre a reforma tributária na Casa da Indústria, em Goiânia, ao lado do secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Único representante do Centro-Oeste no grupo de trabalho que revisa a legislação, o parlamentar goiano garantiu nesta semana o compromisso unânime do colegiado de não aumentar impostos.
“Somos 12 deputados de todo o Brasil no grupo e chegamos ao consenso suprapartidário de que, se for para aumentar impostos, a proposta não vai andar, não vai evoluir”, relatou Glaustin durante reunião da bancada goiana com o secretário Appy e a secretária estadual da Economia, Cristiane Schmidt, no Ministério da Fazenda, em Brasília, na terça-feira (14). “A emenda constitucional vai declarar expressamente que não haverá aumento da carga.”
Uma segunda convergência alcançada no grupo de trabalho (GT), de acordo com Glaustin, é a decisão de que a proposta para o futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA) será dual, ou seja, o Brasil teria um tributo único federal e outro estadual e municipal. A medida garante mais liberdade a governadores e prefeitos, que poderiam optar por alíquotas maiores ou menores, a serem aprovadas por assembleias legislativas e câmaras de vereadores.
O deputado ainda ouviu percepções sobre a reforma tributária de representantes da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da empresa Raízen. Junto ao GT, Glaustin esteve nesta quarta-feira (15) com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Glaustin e Appy concedem entrevista coletiva a partir das 13h30. O Fórum de Entidades Empresariais de Goiás e a Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Brasil) promovem o debate.