Goiânia
Rogério Cruz inaugura laboratórios de robótica que atenderão 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino, em Goiânia
Escolas municipais Professora Leonísia Naves de Almeida e Santa Marta têm salas e equipamentos tecnológicos desde a manhã desta quinta-feira (29/09). “Chegamos a cinco laboratórios Makers e de Robótica em funcionamento na rede municipal de Educação. Atual gestão pensa no futuro das crianças”, diz prefeito
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (29/09), mais dois Laboratórios Makers e de Robótica da Rede Municipal de Educação. As novas salas, com equipamentos tecnológicos e interativos, funcionam na Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida e na Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta.
Os laboratórios são formados por kits de robótica, painel de ferramentas, notebook e outros elementos da cultura maker. Os ambientes integram o projeto Smart Educação, lançado pelo prefeito Rogério Cruz em outubro de 2021, e que propõe modernizar o ensino da capital com projetos e iniciativas que priorizam o uso de tecnologia nas unidades educacionais.
Cruz frisa que o projeto leva tecnologia para as escolas da capital, e que “os investimentos realizados na área melhoram processo de ensino-aprendizagem, e já elevaram índice da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal parâmetro que avalia qualidade da educação do país”. Cruz lembra que Goiânia saltou, em 2022, da 9ª para a 4ª melhor nota do país entre as capitais no Ideb.
Ao descerrar a placa de inauguração do laboratório da Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, que atende 1.173 alunos, da educação infantil até 8° ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), o prefeito disse: “chegamos a cinco laboratórios Makers e de Robótica em funcionamento na rede municipal de Educação. A atual gestão pensa no futuro das crianças”, disse. “Nossa intenção é que os alunos tenham interesse não só de aprender sobre tecnologia, mas também de criá-la”. O laboratório da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta atenderá 210 crianças, do primeiro ao quinto ano.
Os novos laboratórios, segundo o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, são conquista importante para capital. “A Prefeitura de Goiânia está na vanguarda do uso de tecnologia em sala de aula. Ampliamos o projeto Aula Digital, entregamos mais de 3 mil tablets para as escolas, e lançamos os Laboratórios Makers”, afirma.
“Rogério Cruz é o prefeito que, historicamente, mais concedeu benefícios aos servidores públicos, entre eles os da Educação, com o retorno dos quinquênios, auxílio-locomoção, data-base, além de outros benefícios”, disse o secretário Bessa. Ele afirmou que, “além de ser feita com prédios bem cuidados, a Educação é feita principalmente com pessoas, que precisam ser valorizadas como estão sendo na atualidade”.
Ampliar conhecimento de alunos
Além das duas inaugurações desta quinta-feira, a gestão municipal já entregou também laboratórios de robótica nas escolas municipais Alice Coutinho, João Vieira da Paixão e Presidente Vargas. A diretora da Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, Sandra Augusto Garcia, disse que é importante a unidade escolar receber o laboratório Maker. “A partir de hoje os nossos alunos vão integrar ao projeto das escolas futuristas e isso é um momento ímpar para todos nós, pois as nossas crianças terão acesso à robótica e outras tecnologias”, avaliou.
Já a diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta, Keila Gislene Silva Alves, contou que o laboratório vai ampliar conhecimento dos alunos. “Os nossos alunos vão poder extravasar tudo aquilo que eles aprendem em sala de aula, trazendo novas habilidades, tendo principalmente o auxilio da robótica, sem contar da possibilidade de ampliar a criatividade de cada um e trazer uma harmonia para escola, uma vez que é interesse das crianças as questões digitais”, ressaltou.
Fotos: Jackson Rodrigues