Política
Professor Alcides propõe Câmara de Apoio à Exportação e novos programas para geração de empregos
Plano de governo do candidato do PL à Prefeitura de Aparecida inclui criação do Banco de Fomento Municipal para auxiliar profissionais autônomos e individuais, bem como incentivo ao empreendedorismo feminino
Em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, Professor Alcides (PL), candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, tem amplo projeto para geração de emprego e renda no município. No plano de governo coletivo, construído a partir de ampla consulta popular, constam a criação de uma Câmara de Apoio à Exportação e Comércio Internacional, de um Banco de Fomento Municipal, e diversas ações voltadas ao empreendedorismo e empregabilidade.
“Conhecemos de forma detalhada todo o potencial de Aparecida de Goiânia em termos de geração de emprego e renda. Temos 11 polos industriais e empresariais, que geram 120 mil empregos diretos e indiretos. Aparecida tem grande potencial para o desenvolvimento de mão de obra qualificada e de profissionais autônomos e individuais. É nosso compromisso impulsionar essas capacidades”, diz Professor Alcides.
Professor Alcides reuniu, recentemente, mais de 150 empresários que compõem os polos empresariais de Aparecida de Goiânia. Ele ouviu demandas, apresentou propostas e convidou o setor a indicar o futuro secretário de Indústria e Comércio, caso seja eleito.
De acordo com o candidato, a Câmara de Apoio à Exportação terá a participação de entidades empresariais, para orientar e auxiliar empresas nas oportunidades de mercado internacional, ajudar na adaptação de produtos às exigências globais, regulamentação, acesso a fontes de financiamento, e outras necessidades. O foco será nas micro, pequenas e médias empresas, e na exploração de mercados emergentes como Índia e China.
O Banco de Fomento Municipal, por sua vez, objetiva a facilitação do acesso a serviços financeiros, como microcrédito e linhas de financiamento para estimular o desenvolvimento de pequenos negócios, especialmente nas áreas de baixa renda e no empreendedorismo feminino. “Temos muitos talentos em Aparecida. E muitos moradores só precisam de um incentivo efetivo para alavancar os negócios. A prefeitura vai estar lá para ajudar a quem precisa”, enfatiza o candidato.
O plano de governo prevê, ainda, a criação de um Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras, com oferecimento de cursos como inglês, espanhol e francês para qualificar profissionais na comunicação e negociação com parceiros comerciais. Os cursos serão ofertados pela prefeitura em parceria com instituições de ensino e outros convênios.
“E pensando nos nossos estudantes, criaremos também um Banco de Talentos Municipais, a partir de uma plataforma gratuita para que os alunos possam cadastrar os currículos, permitindo assim com que empresas locais encontrem perfis profissionais qualificados”, acrescenta Professor Alcides.
*Parcerias*
O candidato do PL propõe, também, parcerias para qualificação profissional com a comunidade local, famílias, organizações sociais e empresas para oferecer educação em todos os níveis, e atender à demanda por mão de obra especializada nos polos de Aparecida de Goiânia.
No projeto consta a realização de feiras de empregabilidade focadas em inovação, com objetivo de conectar estudantes e pesquisadores com empresas locais, promover a troca de conhecimento e a contratação de talentos.
“No nosso plano, pensamos em todos os grupos sociais. E, por isso, criamos um programa de empregabilidade para pessoas com deficiências, para que possamos auxiliá-las na qualificação profissional por especialistas, além de incentivar as empresas a adotar essa mão de obra”, ressalta Professor Alcides.
O candidato também propõe a criação e fortalecimento de linhas de crédito específicas para diversos setores da economia, com foco em microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas.
_Fotos: Júnior Gomes_
*Assessoria de Comunicação – Professor Alcides*