Aparecida de Goiânia
Prefeitura de Aparecida promove encontro com beneficiários do Bolsa Família
Famílias beneficiadas receberam orientações sobre a importância do cumprimento das regras do Programa Bolsa Família para garantia do acesso ao benefício
Com objetivo de conscientizar os beneficiários do Bolsa Família sobre a importância do cumprimento das regras do programa e garantir o acesso aos serviços públicos essenciais para uma vida digna, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou, nesta quarta-feira, 14, um encontro com as famílias beneficiadas da região que envolve os setores Nova Cidade, Independência das Mansões e bairros adjacentes.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, enfatizou a importância do Programa Bolsa Família para as famílias em situação de vulnerabilidade social e reforçou o compromisso da administração municipal em garantir o acesso aos direitos básicos para todos os cidadãos. “O Programa Bolsa Família é uma importante ferramenta de combate à pobreza e à desigualdade social. Por isso, é fundamental que as famílias beneficiadas estejam atentas às regras e orientações para que possam continuar recebendo o benefício”, disse o prefeito.
O encontro foi uma realização conjunta entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, além da Coordenadoria Regional de Educação do Estado de Goiás. “São inúmeros programas públicos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e o Bolsa Família é um dos mais importantes. O nosso papel é garantir o acesso a esses serviços essenciais aos moradores. Estamos aqui para orientá-los e garantir que seus direitos sejam respeitados”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre as regras do programa e foram informados sobre a importância da atualização do cadastro e da frequência escolar dos alunos. A Secretaria de Saúde enfatizou a necessidade da atualização do cartão de vacina e da verificação de peso e altura da criança, que deve ser realizada a cada seis meses em uma unidade de saúde.
O secretário de Educação, Divino Gustavo, destacou a importância do cumprimento da frequência escolar para a continuidade do benefício. “O programa Bolsa Família realiza um monitoramento da frequência do aluno periodicamente e a ausência dele sem a devida justificativa traz como consequência o bloqueio do benefício. Mesmo que isso afete as famílias que passam por dificuldades financeiras, acaba incentivando as nossas crianças a não faltarem as aulas e se dedicando mais aos estudos. Por isso estamos aqui trazendo todos os esclarecimentos”, apontou o secretário.
O evento ocorreu na Escola Municipal da Paz e, segundo a diretora da unidade, Flávia Karine, dos 750 alunos matriculados, 300 são de famílias beneficiadas com o Bolsa Família. “Acredito que muitos perderam seus benefícios por não conhecerem as regras. Além disso, os moradores daqui da comunidade são muito carentes e precisam do benefício para tirarem o sustento, então trazer essa conscientização é muito importante”, frisou a gestora da escola.
A beneficiária do Programa Bolsa Família, Taís Santana Ferreira, fez questão de participar da reunião para não perder nenhuma orientação sobre o benefício. “A comida que vai para nossa mesa em casa é graças ao Bolsa Família. Eu tenho dois filhos para criar e o salário que recebo como manicure não é suficiente. Então é muito importante que minha família não perca esse benefício”, comentou a moradora do Independência Mansões.