Aparecida de Goiânia
Prefeitura de Aparecida empossa 24 conselheiros para o fomento da cultura
Colegiado ficará responsável por promover a gestão de atividades culturais, atestar e fazer controle dos projetos propostos pelo município
Tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 21, em solenidade realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, os 24 membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Aparecida. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Érick Magalhães, que representou o prefeito Vilmar Mariano.
O conselho composto por 12 representantes titulares e 12 suplentes ficará responsável por estabelecer o diálogo entre o governo, sociedade civil e os diversos setores da área. “O objetivo é promover a cultura municipal formular políticas públicas, propor capacitação e tudo que possa preparar a política cultural do município em parceria com outros entes federativos. A posse de hoje marca o início de uma nova fase para os fazedores de cultura da nossa cidade”, afirmou o secretário Erick.
Na cerimônia de posse os conselheiros receberam certificação e a partir de agora passam a fazer parte do planejamento da cultura municipal. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e superintendente municipal Cultura, Weyder Moreira, afirmou que a formação do conselho cultural irá possibilitar o acesso a novos recursos. “A Lei Aldir Blanc 2 e a Lei Paulo Gustavo somam mais de R$ 7 milhões de reais para serem investidos na cultura aparecidense e a formação do conselho é um requisito básico para que esse recurso chegue até o município”.
O vereador Willian Panda (PSB), afirmou que a Câmara Municipal estará à disposição para apoiar o trabalho do colegiado. “Nós estamos abertos para apoiar os conselheiros e principalmente para ouvir os projetos. Eu acredito que esse seja o principal foco do conselho: buscar recursos e lutar para que as políticas culturais aconteçam”, pontuou.
Juarez Benevides tomou posse como conselheiro titular e falou que irá contribuir com o crescimento da cultura no município. “Represento o movimento Flash Back e vamos defender a cultura de Aparecida. O que faltava era o elo entre o poder público e a sociedade privada, mas com a formação do conselho fica mais fácil para que todos os fazedores de cultura tenham acesso as políticas culturais”, finalizou o conselheiro.
Transparência
O procedimento para inscrição e eleição do Conselho teve ampla divulgação por meio de Edital da Pré-Conferência. A votação para o Conselho aconteceu durante o evento da Pré-Conferência Municipal, no dia 08 de outubro, e o resultado foi apurado no mesmo dia. Foram realizadas 22 inscrições.
Conselheiros do poder público
Titulares:
Weyder Moreira Neres
Juarez Francisco Benevides
Rita Viana de Sousa
Vânia franca Matias
Maria Luiza Brandão
Ana Paula da Mota
Suplentes:
Ricardo Souza De Oliveira
Bruno Jesus Oliveira
Thais Da Cruz Silva
Eugênio Alves Do Rego
Maria Luiza Fernandes
Roberto Rodrigues.
Conselheiros da sociedade civil
Titulares nomeados pelo Executivo municipal:
Dionatan Doglas De Souza Naves;
Valmir Vicente Reis;
Ivone Moreira De Araújo;
Tatiana Lourenço Pereira;
Maria De Lourdes Cardoso Santos;
Rodrigo Pereira De Sousa.
Suplentes eleitos por votação na pré-conferência:
Marcos Da Silva Santana;
Ivo Teixeira De Barros;
Sandra Da Silva;
Jéssica Da Mata Oliveira;
Gabriel Afonso De Oliveira;
Clarissa Batista Carvalho.