Skate

Praça da Cidade Administrativa ganhará pista de skate park

Construção deste novo equipamento público foi confirmada pelo prefeito Vilmar Mariano, que enalteceu a popularização da prática do skate também em Aparecida

O complexo da Cidade Administrativa Maguito Vilela, no Residencial Solar Central Park, ganhará mais um equipamento público de lazer. É uma pista de skate park, com obstáculos instalados na vertical e na horizontal, onde os skatistas podem fazer circuitos com diferentes manobras, inclusive aéreas, aproveitando as inclinações na pista.

A construção da nova pista foi confirmada na sexta-feira (08) pelo prefeito Vilmar Mariano, que atendeu pessoalmente skatistas usuários da praça da Cidade Administrativa, considerada um dos principais cartões postais de Aparecida.

Junto com os skatistas, Vilmar atendeu o vereador Willian Panda (PSB), que entregou ao prefeito um ofício solicitando a construção da pista de skate park na Cidade Administrativa e na feira coberta do Cidade Vera Cruz, onde já existe uma pista com obstáculos da categoria street, com corrimãos e degraus, por exemplo. A vereadora Camila Rosa (PSD) e o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerfeson Aragão, também participaram do encontro.

Vilmar Mariano estimou a construção da praça para ainda neste ano. “Vamos fazer uma pista para virar um cartão postal da nossa cidade. Será um equipamento para vocês praticarem patins, ciclismo e skate, um esporte que está crescendo muito em nossa cidade, nosso estado e no nosso país”, disse o gestor.

Prefeito Vilmar é fotografado enquanto assina pedido da nova pista de skate em Aparecida – Foto: Wigor Vieira

O vereador Willian Panda explicou a motivação dos skatistas para pedirem a construção da pista na Cidade Administrativa. “Eles querem uma estrutura aqui pelo fato de ser um local centralizado e agora, inclusive, com internet para todos”, disse o parlamentar.

Um dos skatistas que já praticam o esporte na Cidade Administrativa, Diogo Camilo Santos acrescentou: “Aqui tem tudo para a gente poder andar: segurança necessária; e o espaço é bom. Tanto é que todo mundo cola [comparece] aqui.”

O skate é um esporte olímpico, e estreou nas Olimpíadas de 2020 com participação vitoriosa da delegação brasileira. Os skatistas do Brasil conquistaram 3 das 12 medalhas disputadas, todas elas de prata, com Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, no street, e Pedro Barros, na modalidade park.

Gerfeson Aragão, secretário de Esportes, afirmou que acredita no potencial dos skatistas de Aparecida para chegarem às Olimpíadas. Ele ressaltou que o município está para iniciar duas grandes obras de pistas de skate na Vila Brasília e no Independência Mansões, esta última, com emenda do vereador Dione Nery (PSDB).

Secretaria de Esportes de Aparecida contabiliza cerca de 480 skatistas em atividade na cidade – Foto: Wigor Vieira

Skatistas participarão dos projetos das pistas

O secretário Gerfeson informou que os projetos das novas pistas vão considerar sugestões feitas pelos skatistas, para garantir que os equipamentos atendam as necessidades deles. “Contem conosco; temos recursos para vocês viajarem para nos representar em competições,” salientou ele.

Gerfeson explicou que os subsídios para custear despesas logísticas dos atletas em competições oficiais fora da cidade variam de R$ 800 a R$ 3 mil, e são disponibilizados no programa Aparecida Compete, criado na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha. Segundo o secretário, Aparecida tem hoje cerca de 480 skatistas.

Related Articles