Saúde

Municípios voltam a adotar medidas de prevenção à Covid 19

Nos últimos dias foi constatado um agravamento da pandemia da Covid 19 em praticamente todos os municípios goianos. Embora, com consequências e sintomas considerados mais leves, muitas das vezes sem a necessidade de internação do paciente, o fato chama a atenção e preocupa os gestores.

A Associação Goiana de Municípios (AGM) também acompanha o fato e vem orientando os prefeitos para que se mantenham em alerta para esse fato, adotando as medidas necessárias definidas pelas autoridades da saúde e, evitando assim, um possível agravamento da situação.

Algumas prefeituras já estão retornando as exigências de medidas restritivas de prevenção. O município de Água Limpa, na região Sul do Estado, baixou nessa quinta-feira (2) Decreto de Emergência com medidas restritivas como: fechamento de estabelecimentos não essenciais; atendimentos com horários reduzidos; sistema delivery, além da obrigatoriedade de uso de máscara facial e entre outros. O prefeito José Carlos Guimarães Filho disse que adotou essa medida após o aumento repentino do número de casos de covid na cidade. Até o final dessa quinta-feira (2) 43 pessoas haviam testado positivo para a doença. “Até a única médica que cuida do laboratório que realiza os testes de Covid foi contaminada, está em isolamento, e ontem o laboratório fechou. Hoje conseguimos, com muita dificuldade, o deslocamento de um médico de Itumbiara para nos socorrer e atender a grande demanda”, salientou. Acrescentou que “se houver necessidade vamos tornar mais rigorosas as medidas”.

O município de Goianira, região Metropolitana de Goiânia, também voltou a adotar medidas de prevenção. O prefeito Carlos Alberto baixou decreto retornando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados (cópia em anexo). “Estamos atentos e preocupados e se for necessário adotaremos medidas mais rigorosas”.

A AGM obteve informações junto a Secretaria Estadual de Saúde de que a pasta monitora todo o Estado. Possivelmente nessa sexta-feira (3) o Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19, da SES, deve se reunir para uma avaliação da situação e quando novas medidas poderão ser anunciadas.

Related Articles