Cidades
Mudança da Capital para Goiás
Em comemoração aos 295 anos da cidade de Goiás, transferência da Capital é retomada, após dois anos suspensa. A cerimônia de instalação dos Poderes será na segunda-feira às 8h30 em frente ao Palácio Condes dos Arcos.
O evento se inicia em frente ao Palácio Conde dos Arcos, no Centro, às 8h30, em comemoração ao aniversário de 295 anos da cidade de Goiás, localizada na região Central do estado. Na ocasião, as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário serão, simbolicamente, transferidas para o município, que foi capital do estado até 1933. A Assembleia Legislativa estará representada na solenidade por vários parlamentares, que estarão presentes na solenidade de instalação dos três Poderes constituídos.
Cronograma
A agenda de atividades prevista durante a transferência dos Poderes para a cidade de Goiás é intensa. Após a instalação dos Poderes, a programação segue com o corte do bolo e canto de parabéns para a cidade, que ocorrerá às 10h, na praça do Coreto, com cerimônia militar e pronunciamento das autoridades. Na sequência, às 10h30 ocorrerá a visita ao Poder Judiciário e, logo após, uma pausa para o almoço.
A programação retoma com a solenidade de instalação do Ministério Público, da Defensoria Pública Geral do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A noite é encerrada com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, às 19h, na Praça do Chafariz.
A solenidade termina com a visita do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à prefeitura da cidade, na manhã de terça-feira, 26, às 7h30 e uma missa na Catedral de Sant’Ana, na Praça do Coreto.
História da transferência
A transferência dos poderes para a cidade de Goiás acontece desde 1983 por ocasião do aniversário da cidade, comemorado no dia 25 de julho, e da Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de SantAnna, no dia 26. A transferência simbólica da Capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, no Governo Mauro Borges. Em 1988, veio a Lei nº 10.460 , que em seu artigo nº 346 determinou que a data fosse, a partir de então, feriado em todos os órgãos públicos do Estado.
Durante dois dias, a cidade assiste à instalação do Governo, na última semana do mês de julho, passando a ser, simbolicamente, a capital do Estado. Nestes dois dias o Governo Estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás. A capital do Estado é transferida também, simbolicamente, para outras duas cidades goianas: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde, por imposição das Leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018 e nº 24.425, de 18 de março de 2019.