Notícias
Lavagem detalhada do carro cai no gosto dos goianos
Procura por produtos de estética automotiva aumentou 28% nos últimos três anos em Goiânia; “a indústria se desdobra para tentar atender a demanda”, diz especialista
Que o brasileiro é apaixonado por carros, não é segredo para ninguém. As estatísticas da indústria automobilística provam isso. Mas os números recentes do mercado de estética automotiva mostram que, nos últimos anos, a partir da pandemia, quem tem veículo passou a se preocupar mais em deixar o possante sempre limpinho e cheiroso.
Os lava a jatos de Goiânia e Região Metropolitana estão cada vez mais cheios. Quem não reserva horário, acaba tendo que voltar em outro dia. E há uma parcela grande de donos de veículos que não terceirizam essa tarefa. Eles mesmos dão o trato no carro.
Com a popularização do chamado car care, em tradução livre, cuidados com o carro, lavadores profissionais e entusiastas agora colocam no carrinho de compras não só shampoos e ceras, mas também produtos de detalhamento, como silicones, condicionadores de pneus, limpadores de estofados e outros acessórios. Diretor da Aqualis Soluções, empresa de Goiânia que distribui produtos de estética automotiva em larga escala, Rafael Gonçalves diz que as vendas desses itens cresceram 28% de 2020 para cá.
“A cultura do embelezamento automotivo se difundiu muito nos últimos anos, no exterior e no Brasil. E a indústria tem se desdobrado para tentar atender toda essa demanda, que vem também de transportadoras, empresas de ônibus, locadoras de veículos, lava a jatos e hobbistas [entusiastas] de todo o Brasil”, acrescenta Rafael.
Conforme a Associação Brasileira de Franchising, a arrecadação do setor de serviços automotivos aumentou 8,9% entre 2020 e 2021, passando de R$ 5,9 bilhões para R$ 6,5 bilhões. “É um mercado que explodiu”, frisa Rafael.
O encarregado de logística Frederico Ramos, de 29 anos, é entusiasta do car care de carteirinha. Ele próprio lava o carro duas vezes por semana, mesmo que o veículo não esteja completamente sujo. “Eu adoro carros. Gosto de som, de acessórios, mas confesso que sou mais empolgado é em manter o carro sempre limpo. Minha esposa ama”, revela Frederico aos risos.