Alego
Inovação e economia na Alego
Plataforma, desenvolvida ao longo de 2023, é marco na economicidade, desburocratização e transparência da Alego. Uma das novidades, portal Consulta Legislativa, permite que público acompanhe atividade parlamentar.
Entre as várias conquistas da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), neste ano, destaca-se a consolidação do Alego Digital, sistema que proporciona a tramitação de todos os processos internos do Legislativo estadual de forma on-line. Entre janeiro e o fim da primeira quinzena de dezembro, suas funcionalidades economizaram R$ 1.560.640 aos cofres da Casa. O montante representa mais de 975 mil folhas de papel não utilizadas, o que equivale a 98 árvores salvas.
O presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), classifica o Alego Digital como responsável por alavancar a transparência e eficiência da Assembleia Legislativa. “Toda a inovação otimizou os serviços internos e proporcionou economicidade. Com as novas ferramentas tecnológicas implementadas, estamos elevando o Legislativo goiano a um novo patamar”, celebra.
Durante o ano, o software ganhou módulos para consolidar a mudança que garantiu que, hoje a protocolização e o trâmite de todos os novos processos iniciados no Parlamento sejam digitais. Do total de 23.913 processos administrativos iniciados no decorrer de 2023, 19.508 já foram abertos de forma digital, isto é, 81,58%.
Com 12.910 protocolos, a Presidência é a seção que mais demandou o Alego Digital. Em seguida, em ordem decrescente, estão a Secretaria de Apoio Parlamentar, a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Divisão de Comunicação. O módulo de memorandos e ofícios, contabilizado à parte, recebeu 12.560 entradas.
O diretor-executivo da Presidência da Casa de Leis, Rubens Kirsten Jr., preside o conselho que acompanha a implementação do Alego Digital e destaca os benefícios já trazidos pela iniciativa. “É um sistema extremamente versátil que traz muitos ganhos, mas enfatizo, em especial, a segurança que ele traz a todos os processos da Casa e, claro, economicidade”. Segundo ele, a expectativa para 2024 é aprimorar o que já está instituído para ratificar a confiabilidade.
Uma das grandes novidades trazidas pelo Alego Digital este ano foi o Consulta Legislativa, portal vinculado à plataforma e desenvolvido tendo em vista a disponibilização rápida de informações detalhadas sobre a Assembleia para o público externo. Com a ferramenta, é possível consultar, por exemplo, os projetos de lei (por tipo, situação, autor ou ainda cronologicamente), perfis de cada parlamentar com detalhes sobre sua respectiva atuação, informações sobre as comissões da Casa e sobre as sessões plenárias.
Reconhecimento
Esse é um esforço em prol da transparência e aproximação com o cidadão goiano. que já foi, inclusive, reconhecido. Agraciada com o nível de transparência Diamante, o maior possível, a Alego ficou em 1º lugar entre as assembleias legislativas do País no Radar da Transparência Pública de 2023.
Na avaliação do diretor de Tecnologia e Informação (DTI) da Casa, Fabrício Lopes da Luz, o processo de implantação do Alego Digital é reflexo da caminhada em direção à desburocratização. “Devemos destacar, principalmente, os ganhos em transparência, agilidade, segurança, economia e sustentabilidade”, analisa. Luz ressalta que todo esse esforço é resultado de pedidos diretos do presidente da Casa.
Mais funcionalidades
Todos os procedimentos que envolvem o Alego Digital, desde a implantação até a manutenção, seguem uma metodologia clara e são acompanhados de perto por servidores que se reúnem semanalmente, garante o gerente de projeto da DTI, Adaildo Vale. “É um trabalho que desenvolvemos para poder mapear os resultados e maximizá-los”, explica. O servidor enfatiza, ainda, que toda a operação é constantemente assistida e que há suporte disponível ao público interno.
Outros esforços empreendidos pelas equipes que trabalham com o Alego Digital incluem também o mapeamento e modelagem de procedimentos administrativos e legislativos de todas as áreas da Casa, compilação de atos normativos e a digitalização de documentos e dossiês.
Servidora da Casa há cinco anos, Joyce Félix atua no assessoramento de despesas e faz coro às avaliações positivas. Em seu ponto de vista, o principal benefício é a celeridade na tramitação processual. “O sistema, com a criação de fluxos de processos, nos inspirou a melhorar as rotinas de trabalho, o que trouxe agilidade à nossa atuação”, completa.