Aparecida de Goiânia
Guarda Civil de Aparecida forma agentes em curso de armamento e tiro
Ministrada por instrutores da GCM, capacitação qualificou profissionais para lidar mais taticamente no combate à criminalidade; curso aperfeiçoou GCMs também de Valparaíso
A Guarda Civil de Aparecida (GCM), através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou nesta terça-feira (21) a formatura da 1ª turma de 2023 do curso de armamento e tiro. Ministrada por instrutores da GCM de Aparecida, a capacitação qualificou desta vez 13 agentes, sendo 8 da Guarda de Valparaíso de Goiás e 5 da corporação aparecidense.
Os profissionais da segurança pública das duas cidades perfizeram um total de 160 horas de curso, no qual foram preparados para lidar taticamente com situações cotidianas no combate à criminalidade. A especialização conjunta dos agentes de Aparecida e Valparaíso foi possível graças a um convênio firmado entre as administrações dos dois municípios.
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, participou da formatura. Ele enalteceu a iniciativa do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, de enviar GCMs da cidade para fazer o curso de armamento e tiro com a Guarda Civil aparecidense.
“Eu fico muito honrado e orgulhoso por essa parceria com Valparaíso. Isso mostra que a nossa Guarda Civil é reconhecida pela qualidade do seu trabalho”, disse Vilmar, ao lado do deputado estadual Veter Martins (Patriota).
Veter parabenizou a GCM pela qualificação profissional dos agentes. “Visitando os municípios, a gente consegue perceber os diferenciais de cada um. E Aparecida, sem dúvida, é referência na prestação dos serviços de segurança pública”, salientou o parlamentar.
O vereador Edinho (Agir) também esteve na formatura. Ele reconheceu os investimentos feitos pela Prefeitura de Aparecida para melhorar os serviços prestados pela GCM. “Esse aprendizado traz crescimento para a segurança pública. Nós só temos a ganhar com isso.”
Comandante da GCM de Valparaíso, o inspetor Denes Oliveira foi um dos formandos. O profissional classificou o curso como um “divisor de águas” na Guarda de sua cidade. E acrescentou: “A Guarda agora está muito mais preparada para dar resposta à população e trazer mais segurança aos moradores”.
Roberto Cândido, secretário municipal de Segurança Pública, avaliou o desempenho da GCM de Aparecida em relação às guardas civis de todo o Brasil. Para ele, a GCM de Aparecida está alinhada aos objetivos do recém-lançado Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.
“A Guarda Civil de Aparecida é a mais adiantada no que diz respeito a atender aos requisitos do Pronasci, que busca fazer uma segurança pública mais próxima da população, identificando os problemas junto com os moradores”, contextualizou Roberto Cândido.
Também prestigiaram a formatura dos GCMs os vereadores Fábio Ideal (PP) e Amendoim (PDT); o comandante da Guarda Civil de Aparecida, Weber Júnior; e o superintendente de Segurança Pública de Valparaíso, Edmilson José.