Aparecida de Goiânia
Governo de Goiás abre 300 vagas para cursos de qualificação profissional em Aparecida de Goiânia
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação até o dia 16 de julho e aulas serão na modalidade presencial
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), publicou edital para seleção de alunos interessados nas 300 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão na modalidade presencial.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online no portal da Secti (inovacao.go.gov.br/ciencia-tecnologia-e-inovacao/pronatec.html/), ou presencialmente na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Aparecida de Goiânia, até o dia 16 de julho. As vagas são oferecidas em parceria com a prefeitura de Aparecida.
Os cursos são: Costureiro de Máquina Reta e Overloque (50 vagas); Assistente Administrativo (50 vagas); Microempreendedor Individual (100 vagas); Montador e Reparador de Computadores (50 vagas); e Operador de Empilhadeira (50 vagas).
Apenas o curso de Microempreendedor Individual exige idade mínima de 18 anos e ser beneficiário de transferência de renda, com cartão do CadÚnico. Para os demais cursos o único pré-requisito é ter no mínimo 16 anos e apresentar comprovação de escolaridade.
O critério para seleção será por ordem de inscrição, em conformidade com os exigidos no edital, disponível no site da Secti. Após o preenchimento das vagas, os candidatos que não forem selecionados irão compor o cadastro reserva.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de julho e as aulas terão início no dia 1º de agosto, na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, localizada na Rua 12, Qd APM-16, Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia.
Parceria
A parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e prefeituras goianas é fundamental para que os cursos cheguem à população. O Estado garante a oferta os cursos, o custeio de professores e a divulgação, o parceiro oferece a infraestrutura, como salas de aula e limpeza.
O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio, explica porque Aparecida de Goiânia é a parceira da vez. “Muitos dos cursos que ofertamos se encaixam perfeitamente com a dinâmica econômica de Aparecida e pelo contingente populacional, já que é a segunda maior cidade do estado de Goiás. Aparecida tem uma posição estratégica para as ofertas dos cursos Pronatec.”
Foto: Divulgação Secti
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás