Governo
Expresso contabiliza mais de 300 mil atendimentos
Já estão disponíveis, nas diferentes ferramentas do Expresso, mais de 90 serviços estaduais. O objetivo é alcançar número cada vez maior de atendimentos digitalizados. Para isso, a Sead e Sedi atuam em com os diferentes órgãos governamentais visando a transformação do que é ofertado aos cidadãos
Novidade no atendimento ao cidadão lançada em 2021 pelo Governo de Goiás, o programa Expresso consolidou a política de universalização da oferta de serviços, ampliando o acesso dos goianos aos atendimentos por meio de plataformas digitais. Desde maio deste ano, 436 mil pessoas já acessaram uma de suas ferramentas: o portal expresso.go.gov.br, o aplicativo “Expresso Goiás” e os terminais de autoatendimento. No total, foram realizados 300 mil atendimentos nos ambientes virtuais.
Já estão disponíveis, nas diferentes ferramentas do Expresso, mais de 90 serviços estaduais. O objetivo é alcançar número cada vez maior de atendimentos digitalizados. Para isso, as Secretarias de Estado da Administração (Sead) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) têm atuado em oficinas e reuniões com os diferentes órgãos governamentais visando a transformação do que é ofertado aos cidadãos.
Secretário da Administração, Bruno D’Abadia avalia que o programa tem cumprido o papel de aproximar Estado e cidadão, que, até pouco tempo, não tinha disponibilidade de atendimentos digitalizados. “Goiás estava parado no tempo, o cidadão precisava se deslocar, gastar tempo e recursos para realizar determinados serviços. A gestão do governador Ronaldo Caiado está mudando essa realidade. Investir em tecnologia é assegurar cidadania para os mais de sete milhões de goianos”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio Cesar Pereira, também destaca o papel importante e imprescindível da área de Tecnologia para o programa. “Não é apenas desenvolver, manter e operar uma ferramenta, mas garantir a satisfação do cidadão e a disponibilidade dos serviços do Estado em qualquer um dos 246 municípios goianos. Esta é uma das marcas do governo Ronaldo Caiado: realizar a transformação digital do Governo de Goiás”, ressalta Pereira.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o programa Expresso é uma marca da atual gestão, que se mostra focada em modernizar o Estado em todas as frentes, levando ao cidadão o acesso facilitado e desburocratizado aos serviços públicos. “Vemos o governo promovendo uma verdadeira revolução na forma de lidar com o cidadão, inserindo-o definitivamente na era digital. Desenvolver um programa que agrega os serviços públicos estaduais e ainda permite o acesso aos federais, por meio da plataforma Gov.br é um passo significativo que temos orgulho por sermos o primeiro Estado a termos dado”, explica o titular da Governadoria.
Inovação
O programa Expresso foi desenvolvido por meio de parceria entre a Sead, Sedi e Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), para ampliar e democratizar os canais de atendimento do Estado. A finalidade é integrar servidor, serviço e usuário, de forma ágil e facilitada. Esse processo começou em 2019, quando o governador Ronaldo Caiado assinou a adesão à Rede Gov.Br, plataforma nacional de serviços digitais.
O Expresso foi criado, ainda, com o objetivo de garantir isonomia, inclusão e aumento na capilaridade da prestação dos serviços públicos em Goiás e só se tornou possível a partir de nova proposição na legislação estadual. O modelo virtual foi instituído pela lei 20.846/2020 e sua implantação faz parte do processo de modernização adotado pela atual gestão do Estado.
Além da facilidade do acesso pelo site e também pelo aplicativo de celular, o Expresso conta com totens de autoatendimento, que já estão nas unidades do Vapt Vupt de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e em mais de 10 cidades do interior do Estado. Há equipamentos ainda na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), na capital. O totem oferece uma parcela significativa dos serviços que estão disponíveis na web.
Em breve, os cidadãos de 30 municípios poderão contar também com os balcões de atendimento do Expresso, que serão disponibilizados por meio de parceria com as prefeituras. Servidores municipais realizaram treinamento para atuarem nos postos de atendimento, onde vão auxiliar os usuários no acesso aos serviços digitais do Expresso. A intenção é contemplar também os cidadãos com pouca familiaridade com a internet ou que preferem buscar os serviços in loco.
Reconhecimento
O investimento em inovação, como foi feito para o desenvolvimento do programa Expresso, colocou Goiás entre os sete governos que mais compartilham evoluções na transformação digital, segundo pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), em parceria com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação, e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).