Goiânia
Equipes da Prefeitura de Goiânia atuam, na noite desta quarta-feira (18/05), para acolher população em situação de rua e protegê-la do frio
Servidores municipais voltam a percorrer cidade com objetivo de prestar assistência às pessoas em vulnerabilidade social. Abrigo, montado no Parque Mutirama, oferece refeições, atendimento médico e odontológico. Também são doados cobertores e pares de meias. Em parceria com Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), são distribuídos kits em três pontos da capital. Primeira-dama Gracinha Caiado participa da ação e reforça importância do trabalho conjunto
Equipes da Prefeitura de Goiânia voltaram a agir, na noite desta quarta-feira (18/05), para prestar auxílio à população em situação de rua, e que sofre com o frio intenso. Os servidores foram orientados a acolher todos os que queiram ser encaminhados ao abrigo montado no Parque Mutirama. Em paralelo, a administração municipal, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), continua a distribuir kits com cobertor, comida, água, e pares de meia, em três pontos da cidade.
Trabalham, nessa força-tarefa, funcionários das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, e de Relações Institucionais, além da Agência Municipal de Turismo e Lazer e Guarda Civil Metropolitana. O encaminhamento é feito para o Parque Mutirama, onde cada pessoa acolhida recebe cobertor, meias, alimentação, além de atendimento médico e odontológico.
O abrigo, que teve sua capacidade ampliada para 120 pessoas, também recepcionará aqueles que buscarem assistência de forma espontânea. Importante ressaltar que a população assistida recebe acompanhamento em tempo integral, da noite até a manhã seguinte.
“O prefeito Rogério Cruz, com o apoio de toda a equipe, montou um plano de ação depois de mapear a localização das pessoas em situação de vulnerabilidade, em Goiânia. Já conseguimos cadastrar mais de 120 pessoas. Enquanto perdurar o frio, caminharemos junto a essas pessoas, com a proposta de oferecer todo o apoio necessário”, diz a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz, presente na ação do Mutirama.
Parcerias
A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, participou da distribuição de kits aos moradores em situação de rua e reforçou a importância do trabalho conjunto da prefeitura com o Governo de Goiás.
“Estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, porque sabemos que é nos municípios onde as pessoas vivem. Hoje, aqui, o município está sendo representado pela equipe de assistência social. É assim que nós estamos trabalhando, em parceria, porque é dessa formam que conseguimos fazer um trabalho muito melhor, e acolher mais gente que precisa da ajuda do poder público”, afirma a primeira-dama.
Secretária de Relações Institucionais do município, Valéria Pettersen diz que a convergência de esforços com Governo de Goiás amplia o alcance das políticas de assistência social em Goiânia. “A nossa parceria resultou na distribuição de agasalhos, doados pela OVG, aos moradores de rua. Desde a noite de terça-feira, a prefeitura disponibiliza espaço no Parque Mutirama, para onde estão sendo levadas as pessoas que se encontram nas ruas, e lá elas têm cobertores e alimentação. Por isso, é muito importante essa parceria”, pontuou.
A assistente social e tesoureira da Associação Tio Cleobaldo, Maylla Amorim Lopes, afirma que a entidade sempre trabalhou em parceria com órgãos governamentais, no acolhimento do público vulnerável, e que a sinergia dá bons resultados. “Com esse trabalho, levamos alimento, aconchego, e vacinas disponibilizadas aqui pela Prefeitura de Goiânia. Além do alimento do corpo, estamos proporcionando o alimento da alma”.
Uma das famílias beneficiadas é a de Helena, 36 anos, que vive em situação de rua, em Goiânia, há três meses, desde que chegou à capital, vinda do Maranhão, com o marido e quatro filhos pequenos. “Para quem mora num barracão alugado, essa ajuda da prefeitura vem em boa hora. Logo que fiquei sabendo dessa ação, vim em busca de ajuda”, disse.
O morador de rua Jackson alvarenga, 36 anos, ganhou kit de proteção doado pela prefeitura, além de espaço no Mutirama, e aproveitou para entrar na fila da van da VacinAção, instalada no parque. “É importante a gente se vacinar, para nossa proteção e das outras pessoas”.
Em ação
Além de prestar assistência às pessoas acolhidas no abrigo do Parque Mutirama, Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás distribuem kits com cobertores, água, alimentação e pares de meia, em três pontos da capital: Avenida Independência com Rua 44, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, e Setor Estrela D’alva.
Durante todo o processo, equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia