Governo
Daniel Vilela participa da abertura da 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás
Depois de 3 anos, evento retorna ao seu formato tradicional. Governo do Estado disponibiliza serviços, orientações, empregos, profissionalização e linhas de crédito durante a festa
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou que a pecuária colocou Goiás na vanguarda do agronegócio, pois em um período em que o setor ainda lutava pela valorização, Goiânia já promovia a festa e a exposição dos produtores do estado. “Hoje os investidores nos veem com bons olhos graças a essas ações”, afirmou. A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (19/05) durante a abertura oficial da 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, participou da solenidade que reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes do setor do agronegócio.
Após dois anos de paralisação em razão da pandemia e com a realização da última edição sem grandes shows, o evento volta ao formato tradicional. “Essa festa me traz boas recordações, assim como para a maioria dos goianos, que gostam dos shows, mas também compreendem a importância para a economia do nosso estado”, afirmou.
O vice-governador destacou ainda que a pecuária tem seu propósito de entretenimento, ao ofertar shows e espaços de lazer, e também é um importante ambiente de negócios. “Essa é uma oportunidade festiva, mas promove ainda o encontro entre os representantes da agroindústria, fornecedores e nossos produtores. Essa é uma forma de ampliar e valorizar a agropecuária do estado”, destacou.
O presidente da Sociedade Goiânia de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, apontou que a pecuária tem um simbolismo maior neste ano, pois resgata a tradição de uma festa que deixou de ser realizada por três anos. “A exposição vai além do desafio da festa, pois estamos possibilitando um ambiente de comercialização. Aqui são movimentados não só negócios gerados no parque, mas nos hotéis, empregos temporários e a organização. São cerca de 3 mil pessoas envolvidas”, disse.
O desafio de organizar uma festa do tamanho da pecuária de Goiânia foi destacado pelo senador Wilder Morais. Ele parabenizou a direção da SGPA por conseguir retomar a tradição festiva. “São grandes shows, com grandes nomes, que vão dar aos goianos aquilo que ele já esperava, que é esse entretenimento”, enfatizou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, reafirmou o compromisso do parlamento estadual com o agronegócio. “Contem conosco sempre. Tenho certeza que resgatando as tradições estamos fortalecendo o estado”, enfatizou.
A festa
A 76° exposição Agropecuária de Goiás acontece de 18 a 28 de maio, no Parque de Exposições Agropecuário, no setor Nova Vila. A organização espera receber mais de 500 mil pessoas durante os dias de festa e movimentar mais de R$ 50 milhões. O Governo de Goiás apoia o evento e disponibilizou inúmeros serviços, como vagas de empregos, cursos de profissionalização e linhas de crédito aos participantes.
Estão presentes equipes da Secretaria da Retomada, Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), GoiásFomento e Secretaria de Segurança Pública
Fotos: Jota Eurípedes