Câmara de Aparecida de Goiânia
Crianças de Colônia de Férias Educativa visitam a Câmara
Por iniciativa do Presidente André Fortaleza, a visita contou com a simulação de uma sessão ordinária
Mais de 30 crianças da Escola Municipal de Tempo Integral (EMEI) Professora Vinovita Guimarães da Silva, que participam de um Projeto de Colônia de Férias Educativa, estiveram na Câmara de Aparecida de Goiânia, na manhã desta quarta-feira, 13, para conhecer a função dos vereadores e as instalações da Casa Legislativa.
O objetivo do projeto é levar as crianças para conhecer as repartições públicas do município e ensiná-las sobre civismo, valores sociais e cidadania durante o recesso escolar de julho.
Os visitantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza, com um grande café da manhã e em seguida foram convidados a adentrar ao plenário, onde foi simulada uma sessão ordinária, com todos os seus ritos habituais.
Ainda no plenário, André Fortaleza abriu para as crianças questionarem os vereadores presentes.
Dentre as várias perguntas, as crianças questionaram as funções dos vereadores e do Presidente da Casa, no qual André explicou que cabe ao parlamentar legislar, criando as leis que regerão o município, e, também, fiscalizar a atuação do Executivo. Ele também pontuou algo que é fundamental no trabalho de cada vereador, que é o assistencialismo, na atuação direta com o povo. Sobre sua função em específico, o Presidente explicou que cabe a ele gerir o órgão, dando condição da instituição levar um serviço de qualidade para a população.
Um momento engraçado foi quando questionaram o motivo das coisas estarem tão caras ultimamente. Com bom humor, o vereador Marcos Miranda explicou as conjunturas atuais que levaram a alta da inflação.
Outra questão que gerou muitas risadas, foi quando questionaram os vereadores “por que Jesus Cristo morreu na cruz”. Coube ao Presidente André tentar explicar de forma carinhosa às crianças.
Demonstrando consciência com os rumos da cidade, diversos alunos fizeram perguntas sobre novas obras de infraestrutura na cidade.
André Fortaleza elogiou a atenção que as crianças mantiveram durante toda a simulação e reforçou que é papel da Câmara, por meio dos seus 25 vereadores, estar a disposição da população.
O instrutor de Bombeiro Civil, Alan Nepomuceno, idealizador da Colônia de Férias, agradeceu ao Presidente por ter aberto as portas da Câmara, mesmo durante o recesso parlamentar, e discorreu sobre o projeto de levar as crianças em órgãos públicos, que começou na segunda-feira, visitando departamentos da Prefeitura, como o Anfiteatro, Centro de Inteligência Tecnológica (CIT)e SMTA e concluiu-se na Câmara Municipal.
Ele explicou que a colônia de férias, que trabalha com crianças do terceiro, quarto e quinto ano, é um projeto piloto, mas que o objetivo futuro é implementá-la em todas as escolas municipais. Outra ideia do instrutor seria a criação do bombeiro mirim municipal, onde as crianças receberiam treinamento durante o quinto e o sexto ano, o que ajudaria na formação da identidade, permitindo uma transição mais tranquila para os anos seguintes.
A Coordenadora do EMEI, Professora Valéria Costa agradeceu a oportunidade, tanto da escola de participar do programa, quanto da visita à câmara. Em seguida, ela falou da importância de ter a Câmara presente na vida de todos cidadãos e ressaltou que essas crianças serão àqueles que no futuro estarão ocupando importantes cargos, seja como vereadores, prefeitos, professores, o que torna ainda mais importante a iniciativa.
Também participaram da dinâmica os vereadores Sandro Oliveira, Marcelo da Saúde, Gilsão Meu Povo e Amendoim. De forma geral, elogiaram os coordenadores do programa e destacaram a importância de desde cedo ensinar às crianças aparecidenses a importância da política para o desenvolvimento social.
Ao final, o grupo passou por um tour pela Câmara, conhecendo todos os departamentos e suas respectivas atribuições.
Colônia de Férias diferente e Bombeiro Mirim
A Colônia de Férias idealizada por Alan Nepomuceno trabalha com alunos do terceiro, quarto e quinto ano e trata-se de um projeto piloto que utiliza uma semana do período de férias do meio do ano para levar as crianças às repartições públicas do município. A ideia é proporcionar às crianças conhecimento que serão multiplicados no seio familiar.
O projeto também oferece aulas de noções de primeiros socorros e prevenção de incêndio, com intuito de ajudar na prevenção de acidentes domésticos.
A colonia de ferias seria a introdução de um projeto maior, que implementaria o bombeiro mirim em todas as escolas municipais.
O bombeiro mirim trabalharia inicialmente com o quinto ano, fortalecendo a identidade dos alunos, uma vez que nesse período são os mais velhos das escolas municipais, porém, ao passarem para o sexto ano, quando vão para escolas estaduais, se tornam os estudantes mais novos, o que gera um choque de realidade.
Assim, o objetivo é que durante o quinto ano participem de fato do bombeiro mirim, mas que no sexto ano isso seja feito de forma de acompanhamento, para ajudar na adaptação. Esse acompanhamento também envolveria os pais, já que seria disponibilizado um link onde poderiam contatar os coordenadores.
O programa também ensinaria atividades básicas de uma residência, como arrumar o próprio quarto, com intuito de desenvolver um senso de voluntariado na criança, ao ajudar os pais nas atividades domésticas.