Educação
Comissão do MEC da nota máxima para o curso de Medicina da UNIFAN
O curso de Medicina do Centro Universitário UNIFAN atingiu conceito máximo, da Comissão Avaliadora do MEC. Os avaliadores designados para a realização do Relatório do Curso de Medicina Presencial estiveram em Aparecida de Goiânia, entre os dias 3 e 5 de maio, para observação de toda a estrutura do curso: Dimensão Didático/Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infra Estrutura.
Na Dimensão Didática/Pedagógica foram avaliados a matriz curricular, projeto do curso, metodologias de ensino, controle do domínio do conteúdo ministrado por parte do acadêmico e o passo a passo do processo de formação.
O Corpo Docente e Tutorial passou por severa observação da formação dos seus membros, sendo verificada com igual critério a titulação, experiência profissional e em sala de aula, além da atuação da coordenação, sua interação com os coordenados e o controle geral das atividades propostas.
Na Infra Estrutura foram avaliadas as condições de trabalho para o corpo docente e as condições de aprendizagem dos acadêmicos. O conforto e funcionalidade das salas de aulas, salas dos professores, o acesso aos equipamentos e tecnologia para a aprendizagem, os laboratórios necessários e disponibilizados para o ensino. As bibliografias básicas e as complementares também tiveram participação direta na excelência de avaliação alcançada pelo curso. Outro aspecto fundamental para alcançar nota máxima na avaliação foi à proximidade do curso de Medicina do Centro Universitário UNIFAN com o Sistema Único de Saúde. O Ambulatório de Atendimento à Comunidade, com atendimento pelo SUS, onde professores prestam assistência à coletividade com o acompanhamento dos alunos, impressionou os avaliadores.
O conceito no Relatório de Avaliação de Reconhecimento do Curso de Medicina pelo MEC tem variação de notas de zero a cinco. O Curso de Medicina da UNIFAN não obteve nenhuma média abaixo de cinco. Para o reitor do Centro Universitário UNIFAN, Professor Alcides Ribeiro Filho, a conquista é a coroação de um projeto que nasceu para atender com excelência a formação de médicos e seguiu todos os passos até receber a nota máxima do MEC: “O conceito cinco aponta que não existe nenhum curso de Medicina melhor ministrado do que o nosso, em todo o Brasil. Quem está em nível próximo, tem o mesmo conceito do que nós” – aponta o magnífico reitor, lembrando ainda que as exigências do MEC para considerar um curso de Medicina excelente são realmente necessárias para nortear o trabalho das Instituições sérias: “São normas muito rígidas, cada detalhe é observado. Por isto que procuramos investir em tudo o que há de mais moderno em tecnologia para os laboratórios, disponibilizar o material didático disponível nas tecnologias modernas, contratar professores qualificados com titularidades que atendessem um ensino absolutamente qualificado e cuidar de criar espaços estruturais condizentes com a excelência com que planejamos para o curso. A rigidez dos avaliadores vem de encontro a nossa rigidez interna e ela é necessária para mostrar para as instituições sérias onde estão as possíveis falhas. Felizmente no nosso curso de Medicina, não foi encontrada nenhuma e é motivo de orgulho para nós, dizermos que em Aparecida de Goiânia temos uma Faculdade de Medicina, com padrão de ensino com o melhor nível do Brasil” – concluiu o Professor Alcides Ribeiro Filho.