Alego
Comissão de Cultura, Esporte e Lazer aprova 19 projetos e distribui outros 13 durante reunião
Entre os projetos distribuídos, está o nº 185/23, que trata dos maiores festivais de cervejas goianos, o Piri Bier. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a proposta inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, o Festival de Cultural e Cervejas Artesanais Piri Bier.
De autoria do deputado Amilton Filho (MDB), o projeto nº 1693/22 solicita o reconhecimento da jantinha como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. O relator, deputado Lucal Calil (MDB) apresentou parecer favorável ao projeto.
“Arroz, feijão tropeiro, vinagrete, molho e farinha e claro o espetinho. Jantinha e goiano formam um casal perfeito. Goiano que não come espetinho pelo menos uma vez por semana não é goiano do pé rachado. O prato que é relativamente simples e não é uma grande invenção gastronômica, ganhou um jeito todo especial ao ser preparado: o jeitinho goiano! E é por isso hoje requeremos o reconhecimento da jantinha como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano”, explica o propositor da matéria.
Outra matéria com parecer favorável do relator deputado Coronel Adailton (Solidariedade) é o que homenageia o filho do governador Ronaldo Caiado, de nº 0159/23. De autoria dos 41 deputados, o Hospital de Águas Lindas passará a se chamar: Hospital Estadual Ronaldo de Ramos Caiado Filho.
“O presente projeto de lei de uma homenagem póstuma a um cidadão admirável e querido, tendo em vista os relevantes serviços prestados à comunidade do Município de Aguas Lindas-GO. Ronaldo Ramos Caiado Filho, natural de Goiânia – GO, filho de Ronaldo Ramos Caiado e da professora Thelma Gomes, morava em São Paulo, mas há cerca de um ano e meio tinha voltado para Goiás com o intuito de cuidar dos negócios e da fazenda da família”, explica o texto.