Política

Colaboração entre Poderes assegura equidade para os goianos, afirma Caiado durante posse no TJGO

Desembargador Murilo Vieira de Faria, que assume vaga no Tribunal de Justiça de Goiás, tem atuação destacada pelo governador

O trabalho harmônico entre os Poderes para promover equidade entre as regiões do Estado foi destaque no posicionamento do governador Ronaldo Caiado, durante a posse do desembargador Murilo Vieira de Faria, no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), nesta sexta-feira (25/4). “O objetivo final é esse. A população enxerga os benefícios chegando dia a dia para as pessoas. Nos mais distantes municípios do estado de Goiás o tratamento é único”, destacou ao enfatizar que a eficiência abrange a Corte goiana e também as ações no Executivo.

Para Caiado, a sintonia gera benefício direto à população. Ele sublinha que a relação próxima entre o Executivo e o Judiciário tem se traduzido em resultados positivos para a sociedade. “É um Poder que merece respeito e consideração por ter sido parceiro de todos os momentos do governo de Goiás”, afirmou o governador.

Caiado entregou ao desembargador empossado uma medalha “Challenge Coin” e uma panóplia da Polícia Militar pelos serviços prestados ao sistema de segurança e de justiça. “Um homem que, em sua trajetória, vivida em grande parte nos municípios do interior de Goiás, do Norte do estado, sempre fez levar a justiça a cada um desses municípios”, reconheceu. O vice-governador Daniel Vilela também participou da solenidade.

Sintonia
O desembargador Murilo Vieira de Faria mencionou a sintonia de Caiado “não só com o Judiciário, mas com todos os poderes”, uma postura que, segundo ele, “tem rendido frutos para o cidadão goiano”. Ao tomar posse, ele relembrou a essência da função. “Esse cargo só tem sentido se tiver responsabilidade institucional e social. Minha jornada só fará sentido se todas as minhas forças forem direcionadas para fazer o que é certo, fazer justiça”, afirmou. A vaga assumida era do desembargador Zacarias Neves Coelho Neto, que se aposentou.

O empossado foi escolhido como desembargador pelo Órgão Especial do TJGO, pelo critério de merecimento, no fim de março. “Sua presença aqui traduz reconhecimento reiterado de seus pares à qualidade de sua atuação jurisdicional e administrativa”, afirmou o presidente do TJGO, Leandro Crispim, ao enaltecer a “atuação firme, técnica e equilibrada” do magistrado empossado.

O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra, defendeu a premissa das autoridades de atuarem para garantir justiça aos brasileiros. “O nosso país, o nosso povo, clama por estabilidade jurídica para que todos possam exercitar a sua liberdade, trabalhar, viver em paz e em segurança. É tarefa de todas as instituições construir isso”, afirmou. “Em nome de toda advocacia goiana, trago a confiança que seguirá firme no propósito de entregar justiça com independência e sensibilidade”, afirmou o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara.

“Reitero minha confiança de que sua posse representa não apenas a ascensão de um magistrado brilhante, mas o fortalecimento da nossa instituição”, enalteceu o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, ao afirmar que acredita na manutenção do nível de eficiência e respeitabilidade. “Este Tribunal tem se destacado como o mais eficiente do país”, acrescentou.

Trajetória
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1993, Murilo Vieira de Faria possui mestrado em Responsabilidade Civil pela Universidade de Girona, na Espanha, concluído em 2023; MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), finalizado em 2012; e ainda tem no currículo especializações em Direito Processual Penal e Direito Penal pela Academia da Polícia Civil, e Direito Público, também pela PUC-GO.

No Judiciário goiano, atuou como diretor do Foro da comarca de Uruaçu, entre 2000 e 2014. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás entre 2017 e 2019, juiz de entrância final titular do 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia de 2015 a 2023, juiz em respondência na comarca de Goiânia entre 2013 e 2014, além de atender como juiz eleitoral em zonas eleitorais nas comarcas das cidades de Barro Alto, Estrela do Norte, Niquelândia, Petrolina de Goiás, Piranhas e Uruaçu.

Fotos: Junior Guimarães

Legenda: Caiado prestigia posse do desembargador Murilo Vieira de Faria no Tribunal de Justiça de Goiás

Related Articles