Câmara de Aparecida de Goiânia
Câmara recebe Fórum sobre Cannabis Medicinal
Evento foi uma ação conjunta dos vereadores Lipe Gomes e Neto Gomes

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia sediou, na última quarta-feira (12), o Fórum Aparecidense de Cannabis Medicinal, uma iniciativa conjunta dos vereadores Lipe Gomes e Neto Gomes. O evento reuniu especialistas para debater os benefícios da cannabis medicinal no tratamento de diversas doenças, com base em dados científicos, visando ampliar o conhecimento e esclarecer a população sobre a relevância do tema.
Durante o fórum, foram discutidos os efeitos terapêuticos da cannabis no tratamento de condições como dor crônica, epilepsia e transtornos neurológicos, entre outras enfermidades que podem se beneficiar da terapia canábica. O debate ocorreu em um momento oportuno, pois tramita na Câmara o Projeto de Lei Nº 012/2025, de autoria dos vereadores Lipe Gomes e Neto Gomes, que propõe a criação do Programa Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base de cannabis. O projeto prevê a distribuição de fitofármacos e fitoterápicos derivados da planta nas unidades de saúde do município, incluindo instituições privadas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo os autores da proposta, a iniciativa busca garantir o acesso ao tratamento para pacientes que necessitam da cannabis medicinal, mas enfrentam dificuldades devido ao alto custo dos medicamentos.
O fórum contou com a participação de figuras públicas e especialistas, como o médico integrativo Dr. Ronaldo Bufaiçal, o representante da OAB/GO e presidente da ÁGAPE Dr. Yuri Tejota, o ex-presidente da IQUEGO e chefe de gabinete do vereador Neto Gomes, José Carlos, o advogado da ÁGAPE Dr. Matheus Scoponi, o farmacêutico e diretor técnico da ÁGAPE Simon Teixeira Costa, o especialista em uso de cannabis medicinal em animais Dr. Lucas Mascarenhas, o médico integrativo Dr. João Carlos Normanha, a representante do Conselho Regional de Odontologia de Goiás Dra. Raquel Barbosa Pires e o vice-prefeito de Aparecida João Campos.