Política

Câmara de Aparecida realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Assistente Social

Homenagem foi proposta pela vereadora Camila Rosa

Em ação promovida pela vereadora Camila Rosa, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia foi sede, na noite desta quinta-feira, 15, de uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais da assistência social, em celebração ao Dia do Assistente Social.

A mesa diretiva da cerimônia foi composta pela vereadora propositora e procuradora da Mulher na Câmara, Camila Rosa, e pelos vereadores Rogério Almeida, Mazinho Baiano e Tata Teixeira. Também participaram o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilmar Rodovalho, e a assistente social Marlete Ferreira da Silva, que representou o prefeito em exercício, João Campos.

Ao abrir a solenidade, a vereadora Camila Rosa destacou a importância da categoria.

Essa sessão em homenagem ao Dia do Assistente Social é justamente para reconhecer a importância desses profissionais, não só para a sociedade, mas para cada vida que eles impactam. São trabalhadores que promovem justiça social, dignidade, equidade, e exercem sua profissão com amor, que é a base de tudo”, afirmou.

Representando os homenageados, a assistente social Luciene Pereira da Silva iniciou seu discurso destacando a responsabilidade de falar em nome da categoria.

É com muita responsabilidade que estou aqui hoje para representar essa importante categoria. Parabenizo a todos os colegas pelo nosso dia.”

Luciene relembrou sua trajetória e mencionou que foi colega de faculdade da vereadora Camila Rosa na graduação de Serviço Social, concluída em 2005.

O Serviço Social é uma profissão que atua na luta diária pela garantia de direitos daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. Que nunca percamos a essência da nossa classe, pois também somos parte do povo pelo qual lutamos.”, pontuou Luciene, que encerrou sua fala citando a autora Marilda Iamamoto: “O momento que vivemos é pleno de desafios. Mais do que nunca, é preciso coragem, esperança e disposição para enfrentar o tempo presente.”

Dando sequência, o vereador Mazinho Baiano afirmou que a homenagem é justa e necessária.

Precisamos rever direitos dessa categoria, melhorar salários e condições de trabalho. Com união, esta Casa pode garantir que esses profissionais sejam verdadeiramente valorizados. Essa é a melhor forma de homenageá-los”, propôs o parlamentar.

Da mesma forma, o vereador Rogério Almeida reforçou a importância dos assistentes sociais na ponta do atendimento.

São profissionais que fazem a diferença ao levar dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. Coloco-me à disposição para fortalecer a política assistencial como prioridade em nosso município”, declarou.

Representando o Executivo, a assistente social Marlete Ferreira destacou a emoção de reencontrar colegas e refletiu sobre a profissão ao afirmar que o Serviço Social vai muito além do assistencialismo, sendo responsável por uma transformação bem mais ampla.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilmar Rodovalho, também prestou sua homenagem.

São profissionais que não medem esforços para ajudar quem precisa, independentemente do dia ou da hora. Merecem todo o reconhecimento.”

Encerrando a solenidade, a vereadora Camila Rosa voltou à tribuna e reforçou o compromisso da Câmara com a categoria.

Hoje não é apenas uma sessão solene, é um ato de valorização e reconhecimento. Esta Casa abre espaço para homenagear homens e mulheres que, mesmo diante de tantos desafios, seguem lutando por justiça social, por dignidade e por vidas. Antes de ser vereadora, sou feirante e assistente social, com muito orgulho. Enquanto houver desigualdade, haverá um assistente social de pé, com coragem, com amor e com a bandeira da justiça social nas mãos. Porque é isso que vocês fazem: fazem a diferença na vida das pessoas”, concluiu a autora.

Ao final da solenidade, diversos certificados de reconhecimento foram entregues pela Câmara Municipal aos profissionais da assistência social, em agradecimento ao relevante papel social que desempenham em Aparecida de Goiânia.

Dia do Assistente Social

A solenidade celebra o Dia do Assistente Social, data que marca a regulamentação da profissão no Brasil, oficializada em 1962 com a publicação do Decreto nº 994. A norma definiu as atribuições da categoria e criou os Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social, responsáveis pela fiscalização do exercício profissional. A profissão já havia sido reconhecida por lei em 1957, mas ganhou estrutura e autonomia com a regulamentação de 1962, consolidando o Serviço Social como área estratégica na defesa dos direitos humanos e na promoção da justiça social. Essenciais em setores como saúde, educação, assistência social, habitação e justiça, os assistentes sociais atuam na formulação de políticas públicas e na garantia de direitos para populações em situação de vulnerabilidade.

Related Articles