Câmara de Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida promove Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Rim
De iniciativa da vereadora Valéria Pettersen, solenidade tratou do combate às doenças renais
Durante a manhã desta terça-feira, 18, por iniciativa da vereadora Valéria Pettersen (MDB), a Câmara de Aparecida promoveu Sessão Solene em celebração ao Dia Municipal do Rim.
Além da solenidade, durante toda a manhã uma unidade móvel do Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG) recebeu doações de sangue e realizou exames médicos.
A mentora do evento explicou que o objetivo, ao comemorar o Dia municipal do Rim, seria de chamar a atenção para necessidade de cuidar desse órgão tão importante e alertar para os principais sintomas da doenças renais, que são: pressão alta, inchaço ao redor dos olhos e das pernas, fraqueza constante, náuseas e vômitos frequentes, dificuldade de urinar, dor ao urinar, dor lombar e histórico de pedras nos rins.
A vereadora explicou que a lei que criou essa homenagem foi do saudoso ex-vereador João Antônio Borges, falecido em 2017.
Em seguida, Dona Olga, representando a Associação Centro de Apoio Renal de Aparecida de Goiânia (ASCAR), falou um pouco sobre a criação e o trabalho realizado pela instituição, que foi fundada em 2002, em Aparecida de Goiânia, e atende aos portadores de insuficiência renal crônica em programa de Hemodiálise.
Em seguida, a Secretária Municipal da Mulher de Aparecida, Tia Deni, que é viúva do ex-vereador João Antônio, propositor da lei que criou o Dia Municipal do Rim, falou sobre as motivações que o levou a criar a matéria.
Ela citou a Casa de Apoio que ele criou para atender pacientes renais e falou que ele era um político que pautava seus atos pelo lado humano, deixando um legado de grande ajuda ao próximo.
Passada a palavra ao Presidente da Casa, vereador André Fortaleza (MDB), ele fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo ex-vereador João Antônio, que também foi Presidente da Câmara.
André Fortaleza citou o projeto de lei do saudoso vereador que, ao propor convênio com o Poder Executivo, destinaria recursos para ajudar a Associação a tratar dos pacientes com doenças renais e questionou se esse convênio foi de fato cumprido.
Ao final, vários certificados foram entregues aos profissionais da saúde que auxiliam arduamente no combate às doenças renais.