Câmara de Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida inaugura exposição sobre o Holocausto com a presença do Embaixador de Israel no Brasil
A exposição "Estrelas Sem Céu - Infância na Shoá" será exibida até o dia 12 de Dezembro
Em Sessão Solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, foi inaugurada a exposição cultural “Estrelas Sem Céu – Infância na Shoá”, com a presença do Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. A mostra integra o projeto “Conscientização Cívica, Cultural e Política sobre o Holocausto: Conhecer para Transformar”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Antes dos discursos, a banda da Escola de Música de Aparecida tocou diversas músicas, dentre elas os hinos do Brasil, Aparecida de Goiânia e Israel.
O Embaixador de Israel, Daniel Zonshine, destacou a proximidade de uma data marcante: os 80 anos do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro. Nesse dia, em 1945, ocorreu a libertação do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia. Ele ressaltou que, embora 80 anos seja um longo período, o tempo não pode levar ao esquecimento, especialmente de um evento tão único e trágico na história humana como o Holocausto, que resultou no assassinato de seis milhões de judeus.
Zonshine enfatizou que o Holocausto foi fruto de ódio, discriminação, racismo e outras forças destrutivas, e que é fundamental conhecer essa história.
“Uma das palavras que usamos quando falamos do Holocausto é ‘nunca mais’. O que aconteceu não pode se repetir, em nenhum lugar ou circunstância”, afirmou. Ele destacou a importância da educação e do conhecimento como ferramentas para prevenir a repetição de eventos como esses.
Segundo o embaixador, a exposição contribui para esse esforço ao ensinar por meio de fotos, tornando mais fácil compreender e identificar os sinais que levaram ao Holocausto.
A idealizadora do projeto e superintendente do FUNDEB, Sharon Soltak, contou que esteve em Brasília há dois meses para representar o município no lançamento dessa mesma exposição. E, na oportunidade, recebeu apoio imediato da embaixada Israelense para trazer a iniciativa para a cidade. Ela ainda destacou que, durante os dias de funcionamento da exposição, serão organizadas visitas de alunos da rede municipal, alinhando a experiência ao conteúdo estudado na sala de aula.
Soltak explicou que esse tema vem sendo abordado desde 2019, quando o ex-prefeito Gustavo Mendanha sancionou uma lei que reforça a importância do estudo do Holocausto e da intolerância religiosa. Na época, Mendanha fez questão de solicitá-la que a lei tivesse aplicação prática, não se limitando ao campo teórico.
Representando a Câmara de Aparecida, o vereador Marcelo da Saúde deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância de refletir sobre o terrível período do Holocausto. Ele enfatizou que a exposição não se limita ao passado, se tratando de uma história viva que pertence a todos, independentemente de religião, cultura ou crença.
A Secretária Municipal de Educação de Aparecida, Fernanda Laura Costa, agradeceu ao Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza, por abraçar a iniciativa e colocar a estrutura da Câmara à disposição para a realização do evento. Ela também destacou o constante apoio e a prontidão do Presidente em atender às necessidades, tornando possível a concretização do projeto.
“Hoje nos reunimos não apenas para inaugurar uma exposição, mas também para abrir um espaço de memórias”, refletiu.
Encerrando os discursos das autoridades e representando o Governo do Estado de Goiás, o Chefe de Gabinete de Assuntos Internacionais, Giordano Sarvio Cavalcante de Souza, parabenizou a idealizadora pela iniciativa e destacou a importância do trabalho de conscientização com crianças, classificando-o como uma luta contínua e essencial. Já em palavras dirigidas ao Embaixador, reforçou que o Estado de Goiás mantém as portas abertas ao povo de Israel e que está comprometido com os esforços no combate ao antissemitismo. Ele concluiu ressaltando que o trabalho realizado em Aparecida será acompanhado de perto, com o objetivo de replicá-lo em nível estadual.
A exposição
A exposição “Estrelas sem céu – Infância na Shoá: Histórias de Crianças no Holocausto” convida o público a refletir sobre um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade: o Holocausto. Com histórias emocionantes de crianças judias que viveram esse período, a mostra reforça o compromisso com o lema “Lembramos a história para que ela não se repita. Nunca Mais.”. Aberta a todos os públicos, a exposição será realizada no hall de eventos da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, entre os dias 28 de novembro e 12 de dezembro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.