Política
Caiado participa de motociata com ex-presidente Jair Bolsonaro em Ribeirão Preto
Nome do chefe do Executivo goiano repercute entre lideranças do agronegócio e projeto de disputar presidência em 2026 ganha força
Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou de uma motociata, neste domingo (28/4), em Ribeirão Preto (SP). A cidade recebe a 29ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia. O encontro no interior paulista sinaliza a aproximação de Caiado e Bolsonaro que percorreram juntos ruas e avenidas da cidade. Caiado já enfatizou que deseja concorrer à presidência da República em 2026 com apoio de Bolsonaro e mantém seu nome à disposição para possível candidatura representando o campo ideológico de direita.
O governador de Goiás cumpre uma série de compromissos em eventos do agronegócio e tem ganhado cada vez mais projeção nacional. A recepção na 89ª edição da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba (MG), no sábado (27/4), foi destaque em reportagem da Folha de S. Paulo publicada neste domingo. “Foi recebido com honras pelos pecuaristas presentes no Parque Fernando Costa, que abriga a exposição. Ele [Caiado] caminhou da sede da ABCZ ao palco principal cercado de produtores rurais e foi saudado como presidenciável para 2026”, ressaltou a publicação.
Ao jornal, o líder goiano enfatizou que, caso Bolsonaro não seja candidato, vai buscar uma posição no pleito ao Palácio do Planalto. “A oposição precisa lançar os seus pré-candidatos. Lógico que a gente vai trabalhar no Brasil todo e vai ver quem que se viabiliza”, afirmou Caiado. “O presidente da República atual é candidato à reeleição. Então, ele está em campanha todo dia desde que assumiu”, frisou, ao pontuar que é importante consolidar um nome da direita para as eleições o quanto antes.
Defensor do agronegócio brasileiro desde a década de 1980, Caiado foi citado por diversas autoridades presentes na abertura do evento mineiro. “Eu sei o que foi feito lá no início”, afirmou a senadora pelo Mato Grosso do Sul e ex-ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (PP), ao se dirigir ao governador de Goiás. Ela enfatizou que o agronegócio contou com pessoas, como o governador goiano. “Batalharam muito para que a gente pudesse chegar, hoje, com o setor equilibrado, gerando riqueza e renda para o país”, disse.
O nome de Caiado ganhou força não apenas pelo nicho de origem. Político experiente, o gestor reeleito em Goiás construiu vida pública com cinco mandatos na Câmara dos Deputados e um no Senado Federal, lembrou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). “Tem uma história de vida no país, está no seu segundo mandato de governador. É um grande homem, é um grande político e tem bandeiras muito firmes, muito claras. A política, hoje, precisa ter clareza”, afirmou. “Caiado, espero vê-lo em um cargo de maior relevância”, acrescentou Lira.