Governo

Caiado destaca investimentos na segurança pública durante formatura de policiais

Doze policiais militares concluíram o 7º Curso de Policiamento Montado da PMGO, focado na atuação durante aglomerações e distúrbios civis

Em mais um passo para reforçar o efetivo da segurança pública, o Governo de Goiás concluiu, nesta sexta-feira (13/9), o 7º Curso de Policiamento Montado (CPMON) da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). Durante a cerimônia de formatura da turma batizada de “Coronel Veterano José Granja”, na sede do Regimento de Cavalaria da PMGO, em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado reconheceu o esforço dos policiais e destacou os investimentos realizados na área. “Vim aqui parabenizá-los e dizer que são um orgulho não só do povo goiano, mas que passaram a ser referência nacional”, afirmou.

Caiado citou que a Cavalaria tem uma boa estrutura, fruto de investimentos estaduais e também da “eficiência deles de tomarem do narcotráfico”. “A segurança pública é um trabalho artesanal diário. A cada dia temos que avançar mais, sofisticando a inteligência, a parte operacional, a formação, a qualificação dos nossos policiais, dando a eles instrumentos para poderem trabalhar”, ressaltou.

Subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME) da PMGO, a Cavalaria atua em diferentes situações que envolvem a aglomeração de pessoas e risco de conflitos, como manifestações, eventos esportivos, rebeliões em presídios, entre outros. Para isso, os alunos do CPMON aprendem técnicas de policiamento montado, patrulhamento tático motorizado, manejo com animal e Choque Montado para Controle de Distúrbios Civis (CDC).

O secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, lembrou que o trabalho de aperfeiçoamento e especialização dos policiais goianos é uma das diretrizes do governador Ronaldo Caiado. “Na Cavalaria temos policiais dedicados, preparados e especializados. O trabalho que é desenvolvido por eles tem reflexos dentro, por exemplo, de praças esportivas e em meio a distúrbios civis. Nossa tropa está capacitada e os novos formandos entregues à população reforçarão isso”, pontuou.

Atuação
Comandante da Cavalaria, o tenente-coronel Diego Damasceno Ribeiro explicou como funciona a corporação e definiu a atual gestão do Estado como “espelho” para o trabalho. “Além do controle civil, reintegração de posse, manifestações, jogos, entre outros, contamos o tempo inteiro com o apoio das ações preventivas impressas pelo governador. Estamos preparados para atuar em qualquer momento”, explicou.

Com duração de aproximadamente 475 horas-aula, o 7º Curso de Policiamento Montado foi iniciado em 2 de julho e concluído em cerca de dois meses. Ao todo, 12 policiais militares se formaram, sendo 10 da Polícia Militar de Goiás e dois da Polícia Militar do Piauí, reforçando a qualidade técnica da instituição goiana ao ministrar cursos que servem de exemplo para policiais de todo o país.

“Faço parte da Cavalaria há 29 anos e vejo, mais uma vez, o governador Ronaldo Caiado mostrando cuidado com a segurança pública de Goiás. Nesta turma, a sétima formada, tenho a honra e o privilégio de estar na composição como 01. A sociedade goiana está de parabéns pelo governo que tem, que se preocupa cada dia mais com o investimento em segurança”, declarou o tenente Rodrigues.

Related Articles