Combate
Atleta aparecidense conquista ouro no Taekwondo em competição internacional na Colômbia
Patrick Pereira Cardoso, 23, venceu os Jogos Pan-Americanos Universitários, em Cali, na Colômbia; atleta integra o “Aparecida Compete” e treina no Estação Cidadania Esporte de Aparecida de Goiânia, um centro de treinamento de alto rendimento administrado pelo município
A cidade de Aparecida de Goiânia brilhou nos Jogos Pan-Americanos Universitários, em Cali, na Colômbia, com a conquista de duas medalha de ouro no taekwondo. Patrick Pereira Cardoso, 23 anos, atleta da seleção brasileira, foi o grande destaque da competição ao garantir o primeiro lugar nas categorias de +87kg e por equipes, representando tanto o Brasil quanto sua cidade.
“É uma experiência muito gratificante. Além de chegar até aqui, conseguimos concluir o objetivo com duas medalhas de ouro. Estamos representando da melhor forma possível. Isso é muito gratificante”, completou o atleta, que treina há 12 anos no Estação Cidadania Esporte de Aparecida de Goiânia, um centro de treinamento de alto rendimento administrado pelo município. O espaço tem sido essencial para o treinamento de atletas como Patrick, que, com o apoio da cidade, tem se destacado no cenário nacional e internacional.
Esta conquista não é a primeira de Patrick em competições internacionais. Em 2022, no México, ele já havia conquistado a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Universitários. Ao longo de sua trajetória, o taekwondista acumula uma série de vitórias, incluindo ouro no Grand Slam 2018 e 2024, bronze no Mundial da Tunísia, e ouro no Campeonato Brasileiro de Taekwondo em 2019, entre outras conquistas.
Foto: Federação Goiana dos Desportos Universitários
O apoio do Programa Aparecida Compete
Patrick, que integra o programa municipal de fomento à iniciação esportiva e de aperfeiçoamento de atletas de alto rendimento, ‘Aparecida Compete’, destacou a importância do apoio oferecido pela prefeitura para que ele pudesse alcançar o sucesso nas competições internacionais.
“O apoio da Aparecida Compete é de extrema importância, porque eles auxiliam os atletas de alto rendimento, garantindo condições para viajar, pagar inscrições e passagens aéreas, o que nos permite alcançar o alto nível competitivo e continuar perseguindo nossos objetivos esportivos, como as Olimpíadas ou campeonatos mundiais”, afirmou Patrick.
O programa “Aparecida Compete” foi criado pela Lei 3.388/2017 e disponibiliza recursos para custear esportistas de alto rendimento em transporte, alimentação e hospedagem durante competições regionais, nacionais e internacionais. O apoio é uma peça-chave para o crescimento dos atletas locais e tem sido fundamental para o sucesso de atletas como Patrick.
Competições de Taekwondo Nacional
Recentemente, Aparecida também teve um grande destaque nas competições de Taekwondo com três atletas da cidade participando da Copa do Brasil no Rio de Janeiro, evento nacional, que contou com a participação de atletas de todo o Brasil. O resultado foi positivo: um atleta campeão e outro em terceiro lugar. Além disso, o aparecidense Midas Neto conquistou a medalha de bronze na Copa do Brasil, na categoria Sub 21.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Augusto, ressaltou o sucesso do programa “Aparecida Compete” e o impacto positivo na vida dos atletas da cidade. “O programa é um verdadeiro diferencial para os atletas de Aparecida de Goiânia. A vitória do Patrick nos Jogos Pan-Americanos Universitários é a prova de que estamos no caminho certo. Estamos muito orgulhosos de ver um atleta da nossa cidade conquistando títulos nacionais e internacionais, representando tão bem o município”, afirmou o secretário.
O programa “Aparecida Compete” já beneficiou mais de 300 atletas de alto rendimento, com bolsas que variam de R$ 800 a R$ 3.500, além de promover o desenvolvimento esportivo e social de centenas de jovens da cidade. Para receber o benefício, o atleta precisa morar há pelo menos dois anos em Aparecida e ser convocado pela federação de sua modalidade.