Aparecida de Goiânia

Aparecida já aplicou mais de 971 mil doses de vacinas contra a covid-19

A imunização é realizada atualmente em 37 postos fixos, além das atividades itinerantes

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) continua fazendo o enfrentamento à covid-19 com as estratégias já consolidadas e que seguem a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de “testar, monitorar e cuidar”. Além dessas, a vacinação é a principal ferramenta para prevenir a infecção, reduzir agravamentos e salvar vidas e está disponível em 37 postos fixos para moradores acima de 12 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos têm a opção de receber o imunizante pediátrico contra o novo coronavírus em 8 postos fixos, além da vacinação escolar itinerante.

Balanço atualizado

De acordo com dados da SMS, dentre a população acima de 12 anos (477.878 habitantes, segundo o IBGE), 90,85% já recebeu pelo menos a primeira dose e 79,17% completou o esquema básico com duas doses. Já entre a população com mais de 18 anos, faixa etária autorizada para receber o reforço, 26,61% já receberam a terceira dose. E na vacinação infantil, de 5 a 11 anos, 43,17% recebeu a D1 e 12,73% tomou a D2.

Das 971.252 vacinas aplicadas em Aparecida até esta segunda-feira, 18 de março, 434.171 foram de primeira dose, 361.043 de segunda dose e 17.307 pessoas foram vacinadas com imunizante de dose única, além das doses de reforço. Na vacinação infantil, de 5 a 11 anos, já foram aplicadas 32.521 doses, sendo 25.276 de D1 e 7.245 de D2. A população estimada dessa faixa etária é de 58.545 habitantes.

Ao todo, até o último dia 18, o município já recebeu 1.043.276 doses de vacina.

Vacine-se e espalhe a conscientização

“Eu sou um defensor da Saúde Pública e exalto os trabalhadores da SMS por essa mobilização gigantesca de vacinação iniciada em janeiro de 2021. Muitas vidas foram salvas, isso é motivo de orgulho para nossa cidade, que se tornou referência em saúde para todo o Estado de Goiás não apenas no enfrentamento à pandemia, mas pela qualidade da nossa rede, das nossas equipes e dos serviços prestados. Convoco a todas as pessoas e suas famílias para que estejam em dia com as vacinas e espalhem a conscientização”, frisa o prefeito Vilmar Mariano.

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Alerta para pais e responsáveis

Para o secretário de Saúde Alessandro Magalhães a vacinação, que se tornou um “programa de família que se estende desde as criancinhas até os idosos” representa uma vitória decisiva da humanidade contra a pandemia e é um sucesso em Aparecida, embora ainda haja grupos que precisam aderir com mais empenho à imunização: “Os pais e responsáveis têm que levar as crianças para ser protegidas contra a covid-19, essa é uma cobertura vacinal que precisa crescer mais. Vamos nas escolas, temos postos por toda a cidade, realizamos ações aos sábados e continuaremos buscando alternativas, mas a população deve responder ao chamamento. Isso é vital.”

Nesse sentido, a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro ressalta: “Esperamos mais adesão à vacinação infantil, mas percebo que, gradativamente, muitos que antes tinham algum receio estão constatando que a imunização é benéfica, segura e confiável para todas as idades previstas e é o melhor caminho para salvar vidas. Estamos superando barreiras para proteger mais e mais pessoas. Com a ajuda da população, da sociedade organizada e da imprensa temos vencido a desinformação e as notícias falsas (Fake news) e avançado na imunização”.

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Onde se vacinar

As vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos estão disponíveis na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André e Veiga Jardim.

A Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 18h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta das 8h às 16h.

Em todos esses 37 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda e para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Além disso, idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde que tenham recebido a terceira dose há quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina. O segundo reforço é aplicado mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Vacinação infantil

A vacinação infantil ocorre na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção contra o novo coronavírus, os pequeninos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Related Articles