Educação

Alunos do curso de Segurança Pública da Unifan fazem visita técnica a um Centro de Formação de Segurança Privada em Aparecida de Goiânia

Alunos do 3º período do curso de Segurança Pública da Unifan participaram de uma visita técnica às instalações do Centro de Formação Tiradentes, localizado no Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia. A escola de vigilantes atua no mercado desde 1986, constituída e autorizada pelo Ministério da Justiça a formar, profissionalizar e treinar alunos para área de segurança privada.

A visita foi conduzida pelo coordenador do curso de Segurança Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser, professor Mauro Sales e o professor e Inspetor Antonimar Alves de Lima. Na ocasião, os acadêmicos receberam orientações sobre como funciona o sistema da segurança privada, quais as modalidades de atividades, abordagem, patrulhamento, simulação de adentramento em carro forte e vigilância patrimonial, duração do curso, carga horária e mercado de trabalho.

Para o aluno Vinicius Gabriel de Oliveira Mota que participou da visita técnica “foi muito interessante e proveitosa a visita, porque aproxima a segurança publica da privada e esta acaba por colaborar principalmente na questão patrimonial”.

“Os acadêmicos  conheceram o núcleo de práticas operacionais, onde as atividades teóricas ganham corpo nas simulações  que acontecem, buscando trazer aos alunos a realidade prática do agente de segurança privada. Foi exposto o histórico das Instituições Públicas e Privadas de Segurança, lembrando da interação entre elas, sempre buscando o interesse público e segurança da população,conforme papéis definidos pela  Constituição Federal”, ressalta o Inspetor Antonimar Alves.

“A necessidade de aproximar o segmento da segurança privada do curso de Segurança Pública, se dá em razão de que a nova matriz do curso prevê o conhecimento específico daquela área, e que sendo um conhecimento especializado requer instituições que estejam habilitadas para essas parcerias. O Centro de Formação de Vigilantes Tiradentes atende as necessidades da extensão acadêmica em Segurança Privada, estando apta a repassar teoria, conceitos e práticas do mercado privado da segurança. Essa parceria, que pode se estabelecer entre a Unifan e Escola Tiradentes, cria uma nova perspectiva para o acadêmico, que além do curso superior em Segurança Pública, favorece a abertura de campo de trabalho na segurança privada, que oferece uma excelente empregabilidade”,  pontua o coordenador do curso, professor Mauro Sales.

Related Articles