Educação

Alunos do Centro Universitário Alfredo Nasser participam pela primeira vez do Projeto Rondon

Oito alunos da Unifan que vão participar da Operação Lobo-Guará, do Projeto Rondon, começavam a chegar na instituição para o embarque.

O Centro Universitário Alfredo Nasser foi selecionado pelo Ministério da Defesa para participação no Projeto, mediante edital de chamamento público juntamente com outras IES da região Centro-Oeste.

“Nós ouvimos do Ministério da Defesa que as Instituições que vão participar desse projeto são consideradas de ponta no Centro-Oeste, principalmente, e isso por si só já nos enche de orgulho. O fato de participarmos pela primeira vez, também nos é motivo de satisfação e alegria porque, seguramente ao sermos aprovados, o próprio Ministério fez uma averiguação da idoneidade da Instituição”, ressalta o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti.

A equipe multidisciplinar da Unifan é composta por alunos dos cursos de Direito, Medicina, Pedagogia e Psicologia, sob a coordenação de dois professores com doutorado na área de Ciências Humanas – Prof. Dr. Júlio César Borges e a Profa. Dra. Ana Celuta Fulgêncio Taveira.

O conjunto temático das ações de extensão que levaremos para o município de Nova Roma, situado no norte de Goiás, compreende: Cultura, Justiça e Direitos Humanos, Educação e Saúde.  Para os estudantes rondonistas, certamente a participação no Projeto Rondon trará experiência profissional, crescimento acadêmico e humano além de certificado de horas complementares.

Durante um café da manhã servido no auditório da Instituição, o Pró-Reitor Acadêmico desejou sucesso ao grupo, acrescentando que “essa experiência de vida será única e, com certeza, a certificação que vocês vão receber irá agregar muito no currículo. Lembre-se que vocês vão ensinar a pescar e não oferecer o peixe. Boa sorte a todos”, disse o professor Carlos Vicchiatti.

Entre os acadêmicos rondonistas da Unifan a expectativa e o entusiasmo eram visíveis.

“Acredito que vai ser uma experiência incrível, pelo fato da gente ir para uma comunidade muito necessitada em que nós vamos transmitir tudo que aprendemos em sala de aula, para pessoas que não têm acesso a educação, saúde e a cultura”, afirma a estudante do 7º período do curso de Pedagogia.

“Estou muito animada em participar do Projeto Rondon, principalmente por poder contribuir com meus conhecimentos adquiridos ao longo do meu processo de formação”, comenta a acadêmica do 9º período do curso de Psicologia, Ruth Martins do Nascimento.

“A expectativa é tanto de levar o conhecimento acadêmico, quanto de aprender com as comunidades que iremos atuar”, disse Arthu Dourado Brito, acadêmico do 9º período do curso de Direito.

“Nós esperamos compartilhar conhecimento e agregar a essas pessoas o que nós aprendemos e estamos aprendendo. Esperamos ainda que as pessoas que nós tivermos contatos, sejam multiplicadores do que eles aprenderem lá”, pontua a professora Ana Celuta.

Após o café da manhã e as considerações da Pró-Reitoria Acadêmica, os alunos e professores da Unifan embarcaram rumo à Brasília, onde ficarão alojados no 32º Grupamento de Artilharia de Campanha do Exército até o dia 22 de janeiro, realizando o planejamento final da ação junto ao Ministério da Defesa. Em seguida acontecerá o embarque para o Município de Nova Roma, região norte de Goiás, onde acontecerão as atividades da Operação Lobo Guará, até o dia 5 de fevereiro.

 

Veja mais… http://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/ ou em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr/

Related Articles