Alego

Professora universitária lança na Assembleia Legislativa livro em que narra a saga de sua luta contra o câncer

O salão nobre do Palácio Maguito Vilela ficou lotado para o lançamento do livro “A travessia do deserto – Uma estratégia para a vida”, da professora Elína Borges, cuja renda obtida com a venda será revertida para o Hospital de Câncer Araújo Jorge, referência no tratamento da doença.

Uma reflexão sobre como os desertos que todas as pessoas atravessam, com suas areias escaldantes, o conflito entre os extremos, as miragens, mas também seus oásis cheios de fertilidade e esperança. Essa é a proposta da obra, que narra o período da vida da psicóloga e professora universitária Elina Boges, desde que descobriu um câncer raro de dutos biliares com metástase no fígado. No livro ela conta como enfrentou as dificuldades, como “atravessou esse deserto”.

“A vida é feita de muitos desertos. Eu uso a minha história de pano de fundo e falo, principalmente, sobre as estratégias que eu utilizei para fazer a travessia do deserto. Então eu uso a metáfora do deserto para falar sobre superação. (…) O livro traz algumas estratégias, traz um método, trata também um pouquinho de filosofia, de psicologia. Aproveitei para trazer algumas lições que são importantes na travessia do deserto”, explicou.

O lançamento foi prestigiado por diversas personalidades, como o presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Luís Cláudio Veiga Braga, o assessor do TJGO, escritor Gabriel Nascente, o deputado federal Professor Alcides (PL), o diretor da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Jales Benevides Santana Filho, o presidente da Assembleia Legislativa de  Goiás (Alego), Bruno Peixoto, o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Juliano Santana, o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, e os deputados estaduais Virmondes Cruvinel (UB), Rosângela Rezende (Agir) e Fred Rodrigues (DC).

Causa nobre

Vários presentes adquiriram a obra. Bruno Peixoto foi o primeiro da fila e adquiriu dez exemplares. Professor Alcides também comprou dez livros e anunciou que vai comprar mais um pacote para repassar a amigos. E a causa é nobre. Toda a renda obtida com a venda dos exemplares está sendo revertida para o Hospital de Câncer Araújo Jorge, instituição da qual Elína  se tornou voluntária, depois que superou a doença. “O PIX é do hospital. Quando as pessoas compram, o dinheiro já cai na conta do hospital”, explicou a autora.

O presidente da ACCG ressaltou a importância do gesto de Elína, já que o hospital mantido pela associação atende a todos os 246 municípios goianos e, ainda, a pacientes de outros estados.

Segundo ele, a iniciativa da escritora tem ajudado, sobremaneira, a instituição. “Elína me disse: meu livro é muito pouco e eu respondi: não é, ele abriu portas para o hospital. E é disso que a gente precisa, que mais portas se abram para o Araújo Jorge”, pontuou Jales Benevides.

O presidente Bruno Peixoto lembrou que a mãe dele também enfrentou um câncer, o qual não conseguiu superar. E revelou que, muito antes de ter a doença, ela sugeriu ao filho que os dois abrissem uma casa de apoio aos pacientes do interior que estão em tratamento em Goiânia e seus familiares, que muitas vezes não têm onde ficar. E assim fizeram.

“Nós começamos com quatro camas, depois foi crescendo, adquirimos uma van, que transporta as pessoas da casa para o hospital e do hospital para a casa. Hoje são mais de 100 camas, que atendem pacientes do Araújo Jorge e de outros hospitais. Tudo mantido sem dinheiro público, com a ajuda de amigos”, contou Peixoto.

O presidente anunciou uma ajuda ao hospital, que foi acordada entre os 41 deputados estaduais. “Cada deputado vai destinar R$ 100 mil em emendas impositivas ao Hospital Araújo Jorge. Foi uma iniciativa capitaneada pelo deputado Amauri Ribeiro (UB), que nós abraçamos e acertamos com todos os parlamentares. Assim, vamos destinar, ao todo, 4 milhões e 100 mil reais à unidade”, anunciou.

O livro “Travessia do deserto – Uma estratégia para a vida” está disponível para aquisição no Bazar Beneficente do Hospital Araújo Jorge, que fica na rua 239, no setor Universitário, em Goiânia, ou ainda pelo telefone (62) 9.85898828.

Related Articles