Goiânia

”Trabalhamos para que Goiânia seja uma cidade cada vez mais sustentável”, afirma Rogério Cruz

Empresa executará Projeto de Eficiência Energética em parceria com o município. Em paralelo, prefeitura continua a realizar instalação de 180 mil pontos de iluminação de LED na capital. De acordo com representante da Equatorial, projeto demonstra compromisso da administração com a sustentabilidade e está alinhado com a Agenda 2030

O prefeito Rogério Cruz afirmou que a administração atua para que Goiânia se torne uma cidade cada vez mais sustentável. A declaração ocorreu durante a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Equatorial, empresa de distribuição de energia, para a instalação de iluminação de LED em 14 praças da capital, na manhã desta quarta-feira (14/06).

“Estamos trabalhando para que Goiânia seja uma cidade cada vez mais sustentável. Esse é mais um projeto sobre sustentabilidade, e escolhemos as praças porque são locais de muito movimento no período noturno. Das 14 praças iniciais, podemos estender para um número maior. Temos 83 projetos de novas praças em andamento, fora os parques espalhados pela capital”, afirmou Rogério Cruz.

O prefeito explicou que, em paralelo ao projeto em parceria com a Equatorial, o município continua trabalhando na troca da iluminação pública em 180 mil pontos da cidade. “Os residenciais Aquarius 1 e 2 estão com a iluminação completamente em LED. No Setor Jaó, praticamente 80% dos pontos já estão com essa tecnologia. A prefeitura também implantará novos pontos nos locais que passam por intervenção no asfalto”, disse.

O coordenador de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Goiás, Adriano Faria, avalia que a gestão do prefeito Rogério Cruz está alinhado com as práticas modernas de eficiência energética. “O projeto da prefeitura demonstra o compromisso com a sustentabilidade e está alinhado com a agenda 2030. A eficiência energética promove impactos ambientais menores, como a redução de emissões de CO2, e gera economia na fatura de energia, que pode ser direcionada para outros programas sociais do município”, afirmou Adriano.

O secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, explicou que a implantação de um modelo de eficiência energética foi uma determinação do prefeito Rogério Cruz. “Estamos empenhados em tornar nossa cidade uma referência em eficiência energética, com mais de 180 mil pontos de iluminação de LED concluídos na cidade até o final da gestão. Essa foi a determinação do prefeito e estamos trabalhando diariamente, incluindo finais de semana e feriados, para atingir esse objetivo”, disse.

O secretário de Prioridades Estratégicas (EPE), Everton Schmaltz, disse que a prefeitura tem buscado dar agilidade aos programas tecnológicos, “visando, inclusive, o desenvolvimento do conceito de Cidade Inteligente”. “Temos sido rápidos na execução para que os benefícios sejam alcançados rapidamente pelos cidadãos. Estamos trabalhando com tecnologia em diversas áreas e buscando melhorias, inclusive para que Goiânia avance dentro da ideia de Cidade Inteligente”, pontuou.

Durante o discurso, o secretário afirmou que o prefeito Rogério Cruz tem contribuído com sua experiência profissional no exterior para o desenvolvimento dos projetos na capital. “Quando eu converso sobre tecnologia com o prefeito Rogério Cruz, eu tenho uma aula. Principalmente pela experiência dele não só aqui no Brasil, mas no exterior. Uma experiência sensacional, que consegue ter uma visão clara, um horizonte perfeito para que a gente possa atuar, levantar as demandas e partir para as soluções”, contou.

Eficiência Energética
O Projeto de Eficiência Energética é um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, levarão a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de energia elétrica de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade do produto final.

O objetivo do programa da Equatorial é oportunizar a troca de equipamentos elétricos convencionais por outros de melhor desempenho energético, incentivar o desenvolvimento de soluções que agreguem inovação e sustentabilidade, e promover ações educacionais e pedagógicas com foco na preservação do meio ambiente e na criação de hábitos racionais, no que se refere a utilização dos recursos energéticos. A empresa irá utilizar equipamentos da Seinfra durante a execução do projeto.

Participaram da solenidade os secretários municipais Durval Pedroso (Saúde); Marcos Egídio (Procuradoria); Gustavo Cruvinel (Controladoria), Reale Palazzo (Comunicação); Paulo da Farmácia (Sictec); Carlin Café (Regularização Fundiária); Benitez Calil (Assuntos Metropolitanos); Diogo Franco (Sedec); e Hudson Novaes (ARG).

Veja as praças beneficiadas pelo programa de eficiência energética:
Praça (Cidade Jardim)
Praça C-110
Praça C-7
Praça C-8
Praça da Avenida Ephraim de Morais
Praça da Rua GB 28
Praça da Rua SR 2
Praça da Rua U 58
Praça Dom Prudêncio
Praça Princesa Izabel
Praça Rodrigues M. Filho
Praça Romão Cícero
Praça Santíssimo Redentor
Praça Washington

Related Articles