Goiânia
Durante entrevista, Datena elogia Rogério Cruz por implantar detectores de metais nas escolas: “Qualquer medida para impedir entrada de armas é bem-vinda”
Prefeito de Goiânia participa de entrevista no programa Manhã Bandeirantes, comandado pelo jornalista José Luiz Datena, nesta sexta-feira (05/05). Ele informa que todas as 370 unidades de ensino receberam recursos para investir no equipamento. Também destaca processo de criação do Grupo de Mediação de Conflito, que vai oferecer ajuda psicológica e pedagógica para alunos que sofrem bullying
O prefeito Rogério Cruz participou, nesta sexta-feira (05/05), de uma entrevista no programa Manhã Bandeirantes, comandado pelo jornalista José Luiz Datena, sobre a utilização de detectores portáteis de metais nas portas das escolas de Goiânia.
Durante o programa, Datena relatou que há muito tempo sugere a medida como forma de garantir a segurança dos alunos e professores. Rogério Cruz também destacou o processo de criação do Grupo de Mediação de Conflito, que vai oferecer ajuda psicológica e pedagógica para alunos que sofrem bullying.
“Goiânia foi uma das primeiras capitais a adotar o uso de detectores de metais no país. Todas as 370 unidades de ensino receberam recursos para investir no equipamento. São dois ou quatro detectores entregues, dependendo do tamanho da escola”, disse Rogério Cruz.
O prefeito explicou que o município em cada unidade, de forma descentralizada, para que cada diretor pudesse fazer a compra do equipamento. “Graças a Deus, em Goiânia não tivemos nenhum incidente. Estamos fazendo alertas para que pais e responsáveis também estejam atentos e que possam contribuir para a segurança que o poder público oferece em sala de aula”, afirmou.
Datena afirmou que a utilização dos detectores de metais é “um avanço muito grande” na segurança de alunos e professores. No início da entrevista, o apresentador chegou a relatar que foi taxado de “maluco” por pedir os equipamentos nas escolas de São Paulo.
“Faz muito tempo que estou pedindo isso e na época disseram que eu era maluco. A Prefeitura de São Paulo é o terceiro orçamento do Brasil e não tem dinheiro para colocar detector de metal na porta de escola?”, relembrou.
O prefeito destacou ainda que o município criou a operação “Escola Sem Violência” e o “Dia D da Paz” nas instituições de ensino, logo após o atentado em Blumenau, que vitimou quatro crianças no dia 05 de abril.
Rogério Cruz relatou que, entre as medidas de segurança adotadas, está a utilização da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para fazer o acompanhamento da entrada e saída dos alunos, patrulhamento nas imediações das escolas, e monitorar mensagens de ódio na internet, além de suspender o uso de mochilas até que os detectores de metais fossem adquiridos.
Em seguida, ao ser questionado por Datena sobre o atendimento psicológico para alunos da rede de ensino, Rogério Cruz explicou que o município oferece cursos de capacitação para diretores e professores, e que está em processo de implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos, que oferece acompanhamento psicológico e pedagógico para vítimas de bullying.
Datena comentou que investimento em educação é vital e quem não tem essa preocupação “joga o futuro do país no lixo”. Rogério Cruz concordou e disse que a Prefeitura de Goiânia investe R$ 64 milhões na reforma de unidades da rede municipal para garantir maior conforto e segurança para a comunidade escolar.
Ao se despedir de Rogério Cruz, Datena disse que alguns atentados são realizados por pessoas com distúrbios ou cooptadas na internet, mas que a arma é que permite a prática do crime. “Então, qualquer iniciativa para impedir que armas brancas e de fogo não entrem na escola é uma iniciativa bem-vinda”, concluiu o apresentador.
Foto: Secom