Goiânia
Programa Saúde Mais Perto de Você, da Prefeitura de Goiânia, soma 7,6 mil atendimentos aos cidadãos
Projeto objetiva facilitar acesso da população a atendimentos da Atenção Primária à Saúde. Prefeito Rogério Cruz ressalta que ainda há muitas edições por vir. “Esse programa vai acontecer o ano todo. Por meio dele, estamos seguindo com a jornada de poder cuidar mais das pessoas, levando saúde para mais perto delas”, diz
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o balanço do programa “Saúde Mais Perto de Você”, lançado em fevereiro deste ano pelo prefeito Rogério Cruz, na companhia do secretário de Saúde, Durval Pedroso. “Percebemos que, muitas vezes, as pessoas não buscavam atendimento por achar difícil, longe, então esse programa foi criado para buscar essas pessoas”, destaca o secretário.
Mais de 7,6 mil atendimentos já foram realizados em 10 unidades de saúde: primeiramente, em caráter experimental, em duas edições e, na sequência, após o lançamento oficial, quando foram realizadas outras oito edições. A maioria das buscas foi observada em consulta oftalmológica, com total de 2.910 goianienses atendidos, seguida de ultrassonografia, com realização de 1.149 exames.
O prefeito Rogério Cruz comemora os números e anuncia que ainda há muitas edições por vir. “Esse programa seguirá o ano todo. Por meio dele, estamos percorrendo uma jornada que busca cuidar efetivamente mais e melhor da população, levando a saúde para mais perto delas”, afirma.
A moradora da região Oeste, Mônica Shirley, foi uma das beneficiadas com o programa. Ela descreve a facilidade que teve para acessar o atendimento na USF Bairro São Francisco. “Eu sinto dor há vários anos e nunca tive interesse em procurar atendimento. Como percebi que aqui o pessoal estava com acesso facilitado às consultas, procurei atendimento, fui muito bem tratada e já até fiz os exames”, completa.
Dona Lurdivina de Melo também foi atendida bem perto da casa dela, na USF Novo Planalto. “Fiz eletrocardiograma e meus filhos fizeram ultrassom. Adoramos esse trabalho, um evento abençoado. Quero agradecer muito mesmo à prefeitura e aos seus profissionais da saúde, que tem nos apoiado enormemente aqui”, observa.
O programa tem o objetivo de facilitar o acesso da população a atendimentos da Atenção Primária à Saúde e permanecerá durante o ano todo disponibilizando consultas em oftalmologia, exames de ultrassom (abdominal, próstata, mama e transvaginal), atendimentos com execução de eletrocardiograma, dentre outros serviços. Todos os casos de encaminhamento são acompanhados pela equipe de estratégia da família da unidade de saúde.
Os atendimentos seguem nas unidades, 50% deles feitos por demanda espontânea e os outros 50,% por meio de agendamentos via sistema da Secretaria de Saúde, conforme programado.