Aparecida de Goiânia
Vilmar Mariano vistoria obras sociais e de infraestrutura em Aparecida
Centro de Referência e Assistência Social do Jardim Maranata deve ser finalizado em até 90 dias. Na região, ponte do Dom Bosco já em estágio final de construção deve ser entregue este mês
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano acompanhado da secretária de Assistência Social, Sulnara Santana aproveitou a manhã desta terça-feira, 04, para visitar as obras de construção do Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) do Jardim Maranata. A previsão para finalização dos trabalhos é em três meses.
Os Centros de Referência de Assistência Social estão localizados estrategicamente em áreas de vulnerabilidade social e tem como objetivo fortalecer a convivência com a família e a comunidade, fazendo assim um trabalho preventivo. O espaço permite que a população da região tenha acesso aos serviços, programas, benefícios e projetos da assistência social.
“Nós estamos empenhados em sempre levar o melhor para a nossa população, por isso que finalizar as obras do CREAS Maranata é fundamental. Quero aqui parabenizar a primeira-dama Sulnara Santana por mais esta obra social em nossa cidade. Uma unidade vai atender melhor os moradores da região”, ressaltou o prefeito Vilmar Mariano.
Já com as paredes levantadas a nova etapa da obra se concentra no restante da estrutura. Com orçamento de R$ 658 mil, o Centro deve atender mais de 10 bairros na região do Jardim Maranata, aproximando a população de serviços sociais fundamentais e também do acompanhamento contínuo de pessoas em vulnerabilidade pela Secretaria de Assistência Social de Aparecida.
A primeira-dama Sulnara Santana ressaltou a importância dos investimentos na área social de Aparecida. “Nós ficamos felizes com a retomada das obras desta importante instituição aqui para a comunidade. Essa é uma obra que vai atender as pessoas que mais precisam”, pontuou Sulnara.
O engenheiro responsável pela retomada do Creas Jardim Maranata, Albert Fraga afirma que a meta é entregar a obra finalizada em três meses. “Nossa meta é, até julho, entregar o melhor espaço para a população”, ressaltou.
CREAS
Diferente dos Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o Creas trabalha com pessoas e famílias que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Obrigatoriamente o espaço deve ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e outros serviços sociais para pessoas com deficiências, idosos e suas famílias e acompanhamento de medidas socioeducativas.
São atendidos principalmente famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.
Outras vistorias
Vilmar Mariano também esteve nas obras da ponte que liga os setores Dom Bosco I e II e que havia caído por conta das fortes chuvas. Já em estágio avançado, a passagem entre os dois bairros vai restabelecer a trafegabilidade de pedestres e motoristas que circulam pela região. A expectativa é que a ponte seja entregue em até um mês.
“Vim fiscalizar de perto essa construção porque esta passagem é uma requisição urgente dos moradores deste bairro e agora, com o fim do período chuvoso, nós avançaremos na entrega da ponte. Em breve as pessoas vão poder voltar a transitar tranquilamente por aqui”, comentou Vilmar.