Política

Geração de empregos, incentivo ao empreendedorismo e defesa da indústria nacional são alguns dos objetivos de Glaustin da Fokus

Na corrida pelo 2º mandato para deputado federal, o parlamentar está atento aos interesses dos trabalhadores brasileiros

Pesquisas diversas revelam que, hoje, o Brasil é um País com milhares de desempregados, onde há vagas sobrando por falta de mão de obra qualificada, ao mesmo tempo em que outros milhares de brasileiros sonham empreender. Estes são apenas dois aspectos do cenário econômico atual que chamam a atenção do deputado federal e candidato à reeleição  Glaustin da Fokus (PSC).

Empreendedor do ramo alimentício e fundador do Grupo Fokus, responsável pela distribuição de dezenas de marcas e milhares de produtos, emprega hoje mais de cinco pessoas, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará e Tocantins. Conhece os desafios de empregados e empregadores e se empenha para atender bem aos dois lados. Ele sabe os nomes de um por um dos colaboradores e incentiva todos a buscar qualificação.

Os trabalhadores da empresa não poupam elogios ao patrão.  Flora Martins concluiu a graduação em 2006, em um curso promovido pela Fokus. “Achei que nem conseguiria, mas recebi tanto incentivo. Ele me disse: “Flora, vamos lá, você consegue”. Depois desse curso eu me senti mais segura, mais valorizada. Foi uma coisa maravilhosa, que mudou a minha vida”.

Carlos Eterno fez dois MBA (Master in Business Administration) em gestão, pagos pela Fokus. “Ele (Glaustin) incentiva a busca do conhecimento, a busca de treinamento, qualificação. E não incentiva só com palavras, ele investe de verdade e sempre diz: “esse é o caminho”. Eu sou muito grato”, declara.

Ana Paula é outra colaboradora que se qualificou com o apoio da empresa e tece elogios à personalidade do patrão. “Ele é muito trabalhador, muito determinado, perfeccionista e cobra mesmo mas, antes de cobrar, ele vê se você tem condições de oferecer o que está sendo pedido. Se você não tem, mas tem vontade de crescer e de aprender pra corresponder, recebe todo o apoio. Ele já fez muito por Goiás mas ainda tem muito trabalho a fazer. Precisa ter continuidade”, argumenta.

Milhares de posto de trabalho salvos até 2025

Com base em Aparecida de Goiânia foi um dos principais articuladores da Medida Provisória 987/2020, que prorrogou, durante a pandemia e até 2025, a concessão de incentivos fiscais para empresas automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. A lei assegurou a permanência de duas montadoras e milhares de postos de trabalho em Goiás.

“Com isso, conseguimos salvar mais de 4 mil empregos diretos nas fábricas da Hyundai Caoa (Anápolis) e da Mitsubishi (Catalão), naquela ocasião”, lembra. A aprovação da medida exigiu muito trabalho.  “Liguei para a maioria dos 512 colegas deputados e essa articulação resultou na inclusão de uma emenda nesta Medida Provisória, que concedeu benefícios fiscais para indústrias e empresas geradoras de emprego”, informa.

Em defesa da indústria e dos trabalhadores brasileiros, ele acompanha atentamente as movimentações do Ministério da Economia. “A abertura comercial que pretende o Ministério da Economia, precisa levar em consideração ameaças aos produtores e às indústrias brasileiras. Algumas economias concorrentes utilizam práticas desleais há décadas”, alerta.

Caso conquiste um novo mandato, Glaustin da Fokus  pretende apresentar projetos que tornem regiões menos desenvolvidas atraentes para indústrias e prestadores de serviço. No caso de Aparecida de Goiânia trata-se de tornar ainda melhor uma cidade que já está no radar dos grandes investidores nacionais e internacionais.

“Venho da iniciativa privada e trago comigo a bandeira da atração de grandes empresas para desenvolver a economia goiana e, principalmente, gerar mais oportunidades aos empreendedores e a todos os outros trabalhadores”, explica.

Related Articles