Educação
Alunos do curso de Segurança Pública da Unifan fazem visita técnica ao Batalhão de Choque da PMGO
A visita técnica aconteceu no dia 14 de setembro. No Batalhão de Choque os acadêmicos participaram de uma palestra proferida pelo 2º Tenente Junior, que abordou a história e criação da Unidade Especializada, principais missões desenvolvidas, resumo das ações e manifestações que trabalharam, doutrina e treinamento. O oficial guiou a visita técnica onde os alunos puderam conhecer as instalações militares, armamento, equipamentos e veículos usados na rotina daquela unidade. No Museu do Choque os acadêmicos conheceram o tipo de armamento usado desde os anos 80 até o atual momento, modelos de granada, os escudos, capacetes que contam com estruturas mais modernas e adaptadas a realidade da violência atual.
“A doutrina de trabalho do Batalhão de Choque é rigorosa e o treinamento é diário para as equipes de trabalho, uma vez que a tropa tem que estar sempre preparada”, destaca o 2º Tenente Junior.
Os acadêmicos foram acompanhados pelo coordenador do curso, professor Mauro Sales que é o Oficial Superior da reserva da PMGO, no posto de Coronel. Especialista em Criminologia e Segurança Pública.
Para o aluno Ricardo Florindo que já atua na área da segurança privada, o curso enriquece e acrescenta em muito ao que já aprendeu em suas atividades.
“Além de dominar técnicas e procedimentos, o profissional de segurança pública precisa ter capacidade analítica para buscar soluções mais efetivas para os problemas, compreendendo as relações entre a segurança pública e o contexto político, econômico e social, por isso essas visitas técnicas são tão enriquecedoras”, comenta Matheus Siqueira, aluno da Unifan que também já atua na área e segurança privada.
O Curso de Segurança Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser foi reconhecido em maio de 2022 pelo MEC, com nota máxima (5), destacando–se pela didática e metodologia aplicada e toda a documentação exigida. O curso que tem duração de dois anos, sendo considerado formação superior, habilita o acadêmico para concursos com foco nas carreiras policiais, mas também cargos de assessoria e acompanhamento na segurança pública e privada e assessoria comunitária e de projetos. Funcionando desde 2017, já formou 7 turmas.
“No momento estamos formando mais uma turma, e é muito gratificante ver alunos que voltaram a estudar e concluir um curso superior, outros trabalhando na área da segurança pública ou privada, fazendo uma segunda graduação”, destaca o professor Mauro Sales.
O Batalhão
Fundado em 1990, o Batalhão de Polícia Militar de Choque, atualmente conta com conta com 142 militares e constitui-se na reserva tática do Comando Geral da Polícia Militar, pertencente ao CME (Comando de Missões Especiais), preparado para eventos de natureza crítica, figurando entre as Unidades Operacionais da Polícia Militar mais eficientes do País. O BPMCHOQUE conta com 142 Policiais Militares, responsáveis por missões especiais e de apoio como controle de multidão, desobstrução de vias, acompanhamento de grandes eventos esportivos e cultural, reintegração de posse pública ou privada e choque ligeiro. Está situado no setor Marista, em Goiânia, tendo como comandante o Major Rodrigo Fernandes de Almeida.