Aparecida de Goiânia
Aparecida inicia Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado, 27
A vacinação gratuita para cães e gatos se estende por cinco sábados até 24 de setembro. Para facilitar o acesso dos donos dos pets, a campanha foi descentralizada e acontecerá por região, com aplicação em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Cais, escolas e no Parque da Família
Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços com mais comodidade, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza, a partir do próximo dia 27 de agosto e por cinco sábados consecutivos, a Campanha da Vacinação Antirrábica em mais de 50 postos espalhados pela cidade das 8h às 17h.
Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS (Rua Rodeio, S/N – Quadra 54 – St. Pontal Sul), aplica a vacina antirrábica diariamente das 8h às 17h30 e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, destaca que a raiva é um mal infeccioso agudo que pode ser transmitido de cães e gatos para os humanos através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. Ela alerta e conclama a população para que não ignorem a doença “pelo bem dos bichos e também da sociedade. Cuidar dos nossos caninos e felinos é uma demonstração de respeito e carinho por eles, bem como uma atitude responsável com a Saúde Pública. Programem-se, escolham a data e o local mais adequados e não percam essa oportunidade de vacinar seus bichos”.
O Chefe de Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, também ressalta a importância da vacinação: “Os cães e gatos contaminados podem vir a óbito em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. Isso pode ser evitado preventivamente com a vacinação de todos esses animais, uma medida segura, simples e gratuita que confere proteção e mais segurança para os bichos e a comunidade onde eles vivem. ”
Bichos que podem ser vacinados
Thulio informa que a meta da Unidade de Vigilância de Zoonoses é a de vacinar mais de 72 mil animais que possuem mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. “A vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Em caso de dúvida, avaliamos quando há risco e orientamos os proprietários”, acrescenta ele.
Confira as datas e a lista de postos de vacinação, sempre com funcionamento das 8h às 17h :
Todos os dias como posto fixo a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Aparecida de Goiânia
27 de agosto:
UBS Chácara São Pedro
UBS Santa Luzia
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim Bela Vista
UBS Expansul
UBS Retiro do Bosque
UBS Nova Olinda
UBS Rosa dos Ventos.
3 de setembro:
UBS Madre Germana
UBS Jardim dos Ipês
UBS Delfiori; Anhambi
UBS Alto Paraíso
UBS Boa Esperança
UBS Tiradentes
UBS Jardim Florença
Escola Municipal São Francisco de Assis
Colégio Estadual Dom Bosco.
10 de setembro:
UBS Garavelo Park
UBS Caraíbas
UBS Bandeirantes.
Escola Municipal Vilmar G. da Silva
Colégio Estadual Buriti Sereno Garden
Escola Evangélica Maranata
Escola Municipal Levina M.V. de Oliveira
Escola Estadual Simino R. de Siqueira
Escola Municipal Amélia Cândida Brasil
Escola Municipal Ari Caetano da Costa
17 de setembro:
UBS Cândido de Queiroz
UBS Papilon Park
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Ilda
Cais Nova Era
Escola Municipal Rogério Bonifácio
Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira
Escola Municipal Cidade Vera Cruz
Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.
24 de setembro:
UBS Parque das Nações
UBS Colina Azul
UBS Independência Mansões
UBS Andrade Reis
UBS Veiga Jardim
UBS Santo André
Escola Municipal Roque Inocêncio
Escola Municipal Olentino Xavier da Costa
Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo
Escola Municipal Deraldo Lisboa.
Parque da Família – Avenida Independência