Goiânia
Entregas de viadutos, investimento em tecnologia e alterações para melhorar fluidez do trânsito marcam ações da Prefeitura de Goiânia no primeiro semestre de 2022
Prefeito Rogério Cruz programou entrega três grandes viadutos para população da capital, no mês de maio, sendo que um já foi inaugurado, o Complexo Viário Luiz José Costa. Gestão municipal promove alterações em vias, investe em semáforos inteligentes e ciclovias para assegurar maior fluidez no trânsito. No Jardim América, um dos bairros mais populosos, dois corredores de tráfego mudaram para sentido único, conectando as avenidas Alpes e C-171. Agrovia Castelo Branco é dos maiores projetos de requalificação da história de Goiânia
O primeiro semestre de 2022, na gestão do prefeito Rogério Cruz, é marcado por mudanças para promover maior fluidez no trânsito de Goiânia. A prefeitura entregará, neste mês de maio, três grandes viadutos: Complexo Viário Luiz José Costa (Conhecido como Complexo Viário da Jamel Cecílio, entregue dia 13), Viaduto Lauro Belchior e Viaduto da Perimetral. Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realiza alterações no sentido de vias, testando semáforos inteligentes e implantando ciclovias em regiões estratégicas para reduzir o tempo que a população gasta no trânsito.
O prefeito Rogério Cruz entregou para a população o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio. A obra custou R$ 32,5 milhões, e a estimativa é de que transitem por ele mais de 200 mil veículos por dia. O projeto é dividido em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, liberado para o tráfego de veículos em dezembro de 2020, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões, e a trincheira da Marginal Botafogo.
O Viaduto Lauro Belchior, outra obra que traz grande impacto positivo para o trânsito da capital, liga os bairros Leste Universitário e Novo Mundo. A previsão é de que receba cerca de 2,5 mil veículos por dia, e desafogue o trânsito da região, bem como facilite a conexão de mais de 30 bairros da Região Leste com o Centro de Goiânia. São setores que não contam com entradas viárias, apenas a Avenida Anhanguera.
Completa a lista o Viaduto da Perimetral, no cruzamento com a Avenida Goiás. A estrutura faz parte das obras do BRT Norte-Sul, e é formada por 27 vigas de 33 metros, e nove vigas de 22 metros. São quatro faixas para tráfego, duas em cada sentido. O transporte coletivo vai contar com uma faixa exclusiva em cada direção.
Jardim América
O Jardim América, um dos bairros mais populosos da capital, é um dos que receberam alterações no trânsito. Dois corredores de tráfego mudaram para sentido único, conectando as avenidas Alpes e C-171. A prefeitura também instalou semáforos em sete cruzamentos nesse trajeto, e permitiu estacionamento em apenas um lado das vias. Assim, duas avenidas que antes eram estreitas, passaram a ser amplas e com maior fluidez.
Os ciclistas também foram beneficiados pelas alterações no trânsito do Jardim América. Pesquisa da prefeitura mostra que o bairro lidera, há 3 anos, os acidentes com bicicletas em Goiânia. Duas novas ciclofaixas conectam as avenidas Alpes e T-63, uma em cada extremidade. A primeira passa pelas ruas Suécia, Inglaterra e Santa Efigênia. A segunda, pelo corredor que inclui as ruas C-120, C-121, C-209 e C-149. Cabe lembrar que já existiam ciclofaixas nas avenidas Alpes e T-63.
Agrovia Castelo Branco
Um dos maiores projetos de requalificação da história de Goiânia, a Agrovia Castelo Branco também conta com mudanças no trânsito. A Secretaria Municipal de Mobilidade realizou estudo utilizando como referência os ônibus que trafegam na região. A partir dos dados coletados, foi desenhado um projeto que vai permitir o ganho de 40% na fluidez do trânsito.
Parte do projeto prevê a redução das conversões à esquerda no trecho conhecido como eixo Mutirão – Castelo Branco. Atualmente, são 16 locais em que é permitida a conversão à esquerda. A expectativa é que nos próximos meses esse número seja reduzido para apenas quatro.
A prefeitura também está reconstruindo o canteiro central da avenida, retirando árvores que não são propícias para o local (as raízes crescem para os lados, levantando o asfalto e criando situações de risco) por árvores nativas. Além disso, está em andamento estudo para melhorar o tráfego de pedestres pela via.
Praça Cívica
A prefeitura de Goiânia implantou mudanças que tornaram mais fluido o trânsito no Centro da capital. Para desafogar os anéis da Praça Cívica, um novo anel foi formado por meio de alterações no fluxo das ruas 94, 14, 1 e 12. As vias foram desobstruídas, e um reordenamento nas áreas de estacionamento foi realizado. A intervenção absorveu cerca de 70% do trânsito, que antes percorria os anéis da Praça Cívica.
Semáforos Inteligentes
A tecnologia é uma importante aliada para melhorar a fluidez do trânsito na capital. A Secretaria Municipal de Mobilidade está testando semáforos inteligentes com câmeras em Goiânia. Dois pontos foram escolhidos para avaliação, são eles o cruzamento das avenidas Cerrado com Olinda, no Setor Park Lozandes, e o encontro da Avenida Castelo Branco, com a Jaraguá, no setor Rodoviário.
As câmeras instaladas nos semáforos possuem um sensor capaz de identificar a quantidade de veículos que trafegam naquele ponto por minuto. De acordo com o fluxo, o semáforo é capaz de abrir ou fechar, permitindo maior fluidez no trânsito da cidade. O equipamento não têm caráter punitivo.
Campanhas Educativas
Ações de educação no trânsito fazem parte do calendário oficial do município. A campanha Maio Amarelo, por exemplo, visa chamar a atenção para os números relacionados à violência no trânsito. Em 2022, o tema é “Eu respeito a faixa, juntos salvamos vidas”, e dialoga com os pedestres para a travessia segura, principalmente em vias não semaforizadas.
A prefeitura disponibilizou, de forma gratuita, vídeos e peças publicitárias para compartilhamento entre os goianienses. Além do trabalho nas redes sociais, são realizadas ações educativas em escolas municipais, blitz educativas e avançadas ao longo da campanha, com vistas à promoção da mudança de comportamento no trânsito.
Ciclovias
A prefeitura de Goiânia, observando dados preliminares da pesquisa de origem e destino em curso por sistema online no site e aplicativo da prefeitura, iniciou um projeto para ampliação da malha cicloviária da capital. Foram vistoriados 80,9 quilômetros de ciclovias já existentes, e a expectativa da prefeitura é triplicar esse número. Até o momento, mais 4,7 quilômetros de novas ciclofaixas foram implantadas.
Sinalização
Uma sinalização clara é essencial para garantir a fluidez do trânsito. A prefeitura de Goiânia realizou a pintura de 20.893 metros quadrados de sinalização horizontal, beneficiando 124 bairros da capital. Também foram instaladas 1.013 unidades de tachões refletivos, e 598 placas de sinalização.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia