Política

Lissauer representa a Alego na abertura da 19ª edição da Tecnoshow

“Temos um estado de produtores rurais fortes e corajosos”, disse o presidente Lissauer Vieira, na abertura da 19ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. Considerada uma das maiores feiras do setor agro da América Latina, o evento voltou a ser realizado, de forma presencial, após dois anos paralisado em razão da pandemia da covid-19. Essa é a 2ª vez que o município, localizado no Sudoeste goiano, se transforma, simbolicamente, na capital do estado de Goiás. A feira, que teve início nesta segunda-feira, 4, vai até sexta-feira, 8.
Representando o Legislativo goiano, o presidente Lissauer Vieira (PSD) participou, nesta segunda-feira, 4, da abertura oficial da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O município, que recebe até a próxima sexta-feira, 8, um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil, também passou a ser, simbolicamente, a capital do estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação estava suspensa há dois anos, em decorrência da pandemia de covid-19, e retorna com a expectativa de recorde de público, superior a 100 mil pessoas.

Na solenidade, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) formalizou a transferência da sede do Governo do Estado para Rio Verde. O ato solene atende à Lei nº 20.425/2019. Até o fim da programação da Tecnoshow Comigo, as rotinas e despachos serão executados no município do Sudoeste goiano. A abertura do evento contou, ainda, com a presença dos deputados estaduais Chico KGL (União Brasil), Paulo Trabalho (PL), Karlos Cabral (PSB) e Amauri Ribeiro (União Brasil); do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; do vice, Dannillo Pereira; e do presidente da Comigo, Antônio Chavaglia.

Também participaram da abertura da feira a primeira-dama, Gracinha Caiado; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o deputado federal Delegado Waldir; o ex-deputado federal Daniel Vilela; o presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Goiás), José Carlos Garrote; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; além de secretários de Estado e presidentes de autarquias; vereadores, empresários, produtores rurais e lideranças regionais.

Representante do setor produtivo e da região Sudoeste no Parlamento goiano, Lissauer destacou, em seu discurso, a força do agronegócio brasileiro e, sobretudo, dessa região. Segundo ele, Goiás caminha a passos largos para ocupar o primeiro lugar na produção mundial de grãos. “Hoje, nós estamos disputando o segundo lugar na produção de grãos no mundo. Estamos passando de R$ 30 milhões de toneladas por ano e isso é porque temos um estado de produtores fortes, corajosos, além de terras férteis e um clima favorável. Sem dúvidas, temos muito a crescer ainda”, ressaltou.

O presidente apontou, ainda, as principais dificuldades enfrentadas pelo setor agro, principalmente no que tange à oferta de crédito rural e às taxas de juros praticadas no mercado. “Hoje é um momento de grande alegria por estarmos retomando esse grande evento após dois anos, mas também é momento de falarmos sobre algumas preocupações que o setor agro vem enfrentando. A oferta de crédito e as taxas de juros oferecidas aos nossos produtores precisam ser revistas. É humanamente impossível para o produtor pagar taxas de juros tão altas e conseguir rentabilidade. Essa questão precisa ser colocada à mesa”, salientou Lissauer.

Importância da feira para o Sudoeste goiano

O deputado Chico KGL, que também é um dos representantes do município na Alego, frisou a importância da feira para Rio Verde e para todo o Sudoeste goiano. “Nós estamos felizes e com boas expectativas para essa grande feira, que estava parada há dois anos e que está recomeçando hoje. Nós temos aqui expositores nacionais, internacionais, além dos nossos produtores, que é quem produz e coloca alimentos na mesa de cada brasileiro. Com certeza, será um momento de bons negócios para Rio Verde, para a nossa região Sudoeste e para todo o estado de Goiás”, disse o parlamentar.

Da mesma forma, o prefeito Paulo do Vale enalteceu a realização do evento que, segundo ele, trata-se da “melhor feira da América Latina”. “É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina e isso nos deixa extremamente orgulhosos e com a certeza de que estamos no caminho certo”, frisou.

Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a força de Rio Verde no setor agro e o pioneirismo do município por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

“A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do País para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra. Temos o que há de melhor no mundo no quesito tecnologia voltada para o agronegócio”, afirmou Caiado.

Tecnoshow 2022

Nesta edição, a Tecnoshow Comigo tem como tema “Produtores alimentam cidades” e contará, até o próximo dia 8, com debates sobre pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, produção de grãos, mercado global de proteína animal, infraestrutura e logística.

Líder em faturamento no Brasil, tendo movimentado, em sua última edição (realizada em 2019), mais de R$ 3,4 bilhões, a feira disponibilizará, ainda, até a próxima sexta-feira, atividades como palestras, apresentação de novidades do mercado, reuniões, dinâmicas, além de exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas). Estão sendo disponibilizados aos visitantes 65 hectares de espaço, com 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais.

 

Agência Assembleia de Notícias

Related Articles

Check Also

Close