Educação
UNIFAN lança curso de graduação de Engenharia de Software
A Engenharia de Software é a integração dos princípios da Matemática e Ciência da Computação com as práticas da Engenharia, com objetivo de desenvolver modelos sistemáticos e técnicas confiáveis para a produção de software de alta qualidade
Dentro da grade dos novos cursos que o Centro Universitário Alfredo Nasser lançou para 2022 está Engenharia de Software. Ao todo, 40 vagas são ofertadas nos períodos noturno e matutino.
O bacharelado em Engenharia de Software é um curso relativamente novo e, por isso, está presente em poucas universidades no Brasil. Os primeiros cursos foram criados em junho de 2006, na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi formada a primeira turma, e na Universidade de Brasília (UnB).
“A área de software é uma das que mais cresce no mundo, afinal, há tecnologia em tudo que fazemos atualmente. Softwares são necessários não apenas em computadores e aplicativos, mas também nos eletrodomésticos conectados à rede, nos automóveis, nas máquinas industriais, no maquinário agrícola e de construção, e muito mais. Foi pensando nisso que realizamos um criterioso estudo para implantarmos aqui, no Centro Universitário Alfredo Nasser, um curso atualizado, ministrado em quatro anos, com um alto índice de empregabilidade”, destaca professor Divino Gustavo, Pró-Reitor de Desenvolvimento.
“A oferta do bacharelado em Engenharia de Software é estratégica para o fortalecimento da região. Formaremos profissionais com competências e habilidades para atuar em diversos segmentos do mercado, prontos para o desenvolvimento em todos os tipos de aplicações”, disse o Reitor do Unifan, professor Alcides Ribeiro Filho, destacando ainda que o engenheiro de software é um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho.
No Brasil, o setor de Tecnologia da Informação (TI) gera mais de 1,3 milhão de empregos e, conforme dados da Softex, tem um déficit de mais de 48 mil profissionais que, se não for suprido, poderá ocasionar perdas de receita da ordem de mais de R$ 115 bilhões até 2022.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda anual por novos talentos projetada entre 2019 e 2024 está em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam ao ano no Ensino Superior com o perfil necessário para atender essas vagas.
Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), cerca de 14 mil companhias atuam no mercado brasileiro de tecnologia da informação. Juntas, elas movimentaram nos últimos cinco anos cerca de U$$ 60 bilhões.
O curso de Engenharia de Software prepara profissionais focados no desenvolvimento de novos programas de computador. Ao concluir o curso, o profissional poderá projetar, testar e fazer manutenção de softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.
O uso massivo de celulares e tablets pela população brasileira é um dos motivos pelos quais profissionais habilitados para lidar com essa tecnologia sejam tão requisitados. No mercado de trabalho, a área de atuação que se destaca é a de Tecnologia da Informação, desenvolvendo softwares para empresas ou projetos com financiamento próprio ou sob demanda para clientes isolados.
O aluno tem contato com disciplinas relacionadas à Engenharia e à Matemática e toda a base para projetar e fazer o gerenciamento e a manutenção de softwares. No início, o foco é maior nas áreas de lógica e algoritmos. Depois, é possível acompanhar cada etapa de produção de um sistema. Nos semestres finais, programação para web, dispositivos móveis e games são os assuntos mais discutidos.
“O curso de Bacharel em Engenharia de Software possui um desenho pedagógico com currículo atualizado, que atende às atuais demandas do mercado, enfatizando a interação qualitativa, tendo como resultado o desenvolvimento integrado e em perfeita harmonia entre docentes e discentes no processo educativo; Matriz curricular baseada em metodologias ativas de aprendizagem; Aulas desenvolvidas em laboratórios de práticas e aplicação que propiciam aos alunos a experimentação, a busca pela solução dos problemas, a construção da aprendizagem e o desenvolvimento da pesquisa; Aulas com a aplicação das novas tendências do mercado nos projetos de desenvolvimento de softwares corporativos, com metodologias de última geração, gestão de projetos, inteligência de negócios e segurança da informação; O aluno terá a oportunidade de desenvolvimento de projeto interdisciplinar, com a supervisão dos docentes, onde irá relacionar os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas da área profissionalizante”, ressalta o Pró-Reitor Acadêmico do Unifan, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti.
Além do curso de Engenharia de Software o Centro Universitário Alfredo Nasser está recebendo inscrições para os vestibulares agendados de cinco outros novos cursos: Engenharia de Controle e Automação, Estética e Cosmética, Gestão das Organizações do Terceiro Setor, Mecatrônica Industrial e Segurança da Informação.
As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Central de Atendimento ao Aluno (fones: 3094-9740, 3094-9742 e 3094-9744), ou pelo site http://vestibular2.