Cidades
Goinfra propõe expansão de convênio com Exército para duplicar GO-213 até Rio Quente
Parceria atual compreende duplicação da rodovia no trecho de 48 quilômetros que liga Morrinhos a Caldas Novas. Governo de Goiás investe mais de R$ 257 milhões nas obras
O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, solicitou ao Exército Brasileiro a ampliação do convênio celebrado com o Governo de Goiás para a execução das obras de duplicação e recuperação da GO-213, entre Morrinhos e Caldas Novas. A intenção é que o batalhão possa estender os trabalhos até o município de Rio Quente.
De acordo com Sales, a proposta será levada pelo general Guilherme Bernardes, diretor de Obras de Cooperação, para a análise do comando militar. A solicitação ocorreu durante reunião, nesta quarta-feira (23/10), na sede da Goinfra.
“O batalhão está fazendo uma boa condução das obras, dentro da programação estipulada. Ano que vem teremos novo maquinário operando, com equipes ampliadas”, ressaltou o presidente. “Agora, fizemos essa solicitação e temos grande expectativa de que o Exército Brasileiro irá nos ajudar na missão de levar essa duplicação até Rio Quente.”
Na ocasião, o general Bernardes agradeceu a confiança depositada pela agência na instituição. “Esperamos apresentar uma obra de qualidade elevada, dentro do custo e escopo definidos pelo Governo de Goiás”, sublinhou.
Obras avançam
Com duas frentes de serviço ativas, 13% de todo o projeto já foi executado. A meta é entregar a pavimentação asfáltica na entrada de Caldas Novas, bem como concluir a duplicação até o trevo de Rio Quente, até o início de 2025.
Atualmente as equipes do Exército Brasileiro executam composição da base, sub-base e terraplenagem no trecho entre o povoado de Junquerlândia e Caldas Novas. Operários também realizam o fechamento do colchão drenante, próximo à entrada do município. Todas as intervenções contam com suporte e supervisão da Goinfra.
O Governo de Goiás está destinando mais de R$ 257 milhões para a execução da duplicação do trecho de 48 quilômetros, incluindo a recuperação da pista antiga. A obra, esperada há anos pela população, vai impactar no desenvolvimento da região das águas quentes.
“A recuperação e duplicação da GO-213 simboliza uma nova oportunidade de atração de investimentos por meio da infraestrutura. Com isso, aprimoramos a trafegabilidade, a segurança viária e a qualidade de vida no trânsito, que também serve para escoamento de produções agroindustriais”, conclui o presidente Pedro Sales.
Fotos: Cristiano Oliveira/Goinfra