Educação

UNIFAN e Universidade de Coimbra firmam convênio de cooperação acadêmica

O Centro Universitário Alfredo Nasser e a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, firmaram convênio entre as duas instituições. O acordo, entre seus objetivos, prevê o intercâmbio de alunos e professores, a participação conjunta em eventos acadêmicos e a elaboração de atividades conjuntas de pesquisa.

O protocolo de colaboração entre o Centro Universitário Alfredo Nasser e a UC foi assinado pelo Reitor da Unifan, professor Alcides Ribeiro Filho, professor Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, Pró-Reitor Acadêmico e o Reitor da Instituição portuguesa, professor Dr. Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira. Iniciado em fevereiro, todo o processo legal foi concluído no mês de abril de 2024.

“Um Centro Universitário precisa internacionalizar suas relações. Faz parte do seu processo de crescimento e um convênio com uma instituição do valor da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e melhores instituições de ensino superior do mundo, torna esta internacionalização ainda mais valorizada”, aponta o reitor da Unifan.

O convênio entre as duas instituições faz parte do projeto de internacionalização da Unifan, iniciado no ano de 2017, com o estabelecimento de um plano de cooperação internacional com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), localizada em Lisboa, e com a Universidade Lusófona do Porto (ULP), mantidas pelo maior grupo de Universidades privadas portuguesas e um dos maiores da Europa.

Ainda como parte do processo de internacionalização da Instituição, o Centro Universitário Alfredo Nasser assinou em 2021 convênio com a Miami University of Science and Technology (MUST), para mestrados na área de gestão.

Para o Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Alfredo Nasser, professor Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, a Unifan segue uma tendência mundial das melhores instituições, de proporcionar aos alunos a oportunidade de expandir conhecimentos e novas culturas. O convênio abrirá caminho também para receber alunos da Universidade de Coimbra. “A tendência das melhores IES’s é proporcionar essa oportunidade de formação mais globalizada ao aluno. Acredito que seja importante promover esse tipo de experiência”, avalia o Pró-Reitor Acadêmico.

O intercâmbio entre a Unifan e a Universidade de Coimbra, uma das universidades mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal, prevê a promoção da cooperação acadêmica, nas áreas de mútuo interesse, por meio de ações como cursos e disciplinas compartilhados e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes.

UC: Uma marca com história

Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis criava a Universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Começa a funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, após um período de migração entre estas duas cidades. É no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina.

Hoje em dia a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física), 37 centros de pesquisa e mais de 22 mil alunos.

A UC celebra em 2024 os seus 734 anos, contando com um patrimônio material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, e desde 2013 é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Related Articles