Alego

Missa na Assembleia comemora os 50 anos do presidente da Casa

A comemoração do aniversário de 50 anos do presidente Bruno Peixoto contou com missa de Ação de Graças, no Auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta quinta-feira, 16. Por iniciativa de Peixoto, o celebrante, o mineiro Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia, foi agraciado com o Título de Cidadania Goiana, logo após a missa. O evento teve a presença de familiares do presidente, diretores e servidores do Parlamento, além do governador Ronaldo Caiado e autoridades.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou, na manhã desta quinta-feira, 16, uma missa em Ação de Graças no Auditório Carlos Vieira. A celebração foi conduzida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, e também faz parte das comemorações do aniversário do presidente do Parlamento goiano, o deputado Bruno Peixoto (UB). O arcebispo da Capital destacou, logo no início, a importância da missa celebrada hoje. “Sabemos que a missa aqui é realizada com regularidade, é uma referência bonita, importante, porque de fato, para os que creem, a experiência de escutar a palavra de Deus contribui para o exercício ético e o dia a dia de todos”, pontuou.O presidente do Poder Legislativo, Bruno Peixoto, assistiu à missa acompanhado pela esposa, Luciene Peixoto, por familiares como seu pai Tião Peixoto, irmão Wellington Peixoto e seu filho Gabriel. Entre as autoridades presentes estavam o governador Ronaldo Caiado (UB), os deputados estaduais Antônio Gomide (PT), André do Premium (Avante), Bia de Lima (PT), Clécio Alves (Republicanos), Coronel Adailton (Solidariedade), Delegado Eduardo Prado (PL), Dr. George Morais (PDT), Dra Zeli (UB), José Machado (PSDB), Julio Pina (Solidariedade), Mauro Rubem (PT), Virmondes Cruvinel (UB) e Rosângela Rezende (Agir). Vereadores por Goiânia também participaram da celebração e, ainda, o deputado federal José Nelto (PP), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, desembargadores, ex-prefeitos, diretores e servidores da Assembleia Legislativa.

Bruno Peixoto está completando 50 anos. Ele é casado com Luciene Peixoto e é pai de Bruna e Gabriel. Bruno tem 24 anos de vida pública. Foi eleito vereador de Goiânia pela primeira vez, em 2004. Em seu segundo mandato como vereador tornou-se campeão de votos, em 2008. Em 2011, ele assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, foi um dos mais atuantes, com mais de 500 projetos de lei apresentados. Eleito novamente em 2015, intensificou os trabalhos para defender os interesses da população. Na 19ª Legislatura, atuou como líder do Governo de Ronaldo Caiado. Em 2022, foi reeleito para seu quarto mandato, sendo o deputado mais votado nesse pleito no Estado. Em fevereiro de 2023, se elegeu por unanimidade para comandar o Poder Legislativo goiano, durante o biênio de 2023 a 2025.

O presidente do Parlamento goiano disse que comemorar o aniversário na Assembleia e com a realização da missa é um grande presente. “Todos os anos, no meu aniversário, eu  comemoro assistindo a missa e hoje, de maneira especial, fazendo 50 anos. É um presente seguir nessa caminhada, trabalhando pelo povo goiano. Isso nos fortalece e nos dá ânimo. Comemoro os meus 50 anos agradecendo e pedindo a intercessão de Deus e Nossa Senhora”, frisou.

O deputado, em comemoração ao seu aniversário, pediu que, no lugar de presentes, fossem entregues cobertores que serão enviados para o Rio Grande do Sul. O Poder Legislativo promove, desde o início do mês, uma ação solidária para arrecadar cobertores, agasalhos, produtos de higiene e água mineral. “Eu fiz esse pedido para aqueles que viessem participar da celebração e que, ao invés de trazer um presente para mim, trouxessem um cobertor. E esse cobertor é uma doação para os nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul. E nós recebemos muitos itens e enviaremos, neste fim de semana, para os nossos irmãos e irmãs gaúchos”, arrematou.

Cumprimentos

Ao falar em nome das autoridades, o governador Ronaldo Caiado (UB) destacou a trajetória de Bruno Peixoto no Poder Legislativo e a parceria fundamental com o Executivo.

O governador Ronaldo traçou o perfil do deputado destacando suas credenciais políticas que, segundo ele são: competência, capacidade, determinação e muito trabalho. “Ele é um incansável parlamentar e caminhou conosco no meu primeiro mandato demonstrando muita habilidade em momentos delicados do Governo”, enfatizou.

O mandatário destacou que Peixoto tem obtido marcos históricos em sua carreira política. “Ele teve a maior votação que um deputado estadual já alcançou em Goiás. Na sequência, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa e, depois, reeleito por unanimidade também”, lembrou.

O diretor-executivo da Presidência, Rubens Kirsten, falou em nome dos diretores da Casa, dos servidores e destacou que o deputado é seu amigo de fé e caminhada. “Conheci o Bruno na igreja. Antes disso mesmo, ele já trabalhava no grupo de jovens e foi também ministro da Eucaristia. Então, um dos motivos que me levou a estar com ele nessa caminhada, há 20 anos, é justamente saber que ele é uma pessoa extremamente católica, devoto de Nossa Senhora. Além disso, admiro o Bruno porque ele é um homem que tem fé, esperança de que tudo pode ser melhor. O Bruno transborda amor e transpira amor. É por isso que eu tenho certeza que ele está nessa caminhada de trabalho, de luta, de melhoria pela cidade de Goiânia e pelo Estado de Goiás.

Homenagem

Logo após a missa, o arcebispo Dom João Justino de Medeiros Silva foi agraciado com o Título de Cidadania Goiana. A homenagem foi proposta pelo presidente Bruno Peixoto, por meio do projeto de lei n° 9405/21. A entrega ocorreu também no Auditório Carlos Vieira.

Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em ciências sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É doutor e mestre em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 2019, foi indicado pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como membro titular do Conselho para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e, ainda, membro titular do Conselho Econômico da instituição que congrega os bispos brasileiros. Em 9 de dezembro de 2021, recebeu nova missão, sendo transferido pelo Papa Francisco para a arquidiocese de Goiânia. A posse foi em 16 de fevereiro de 2022.

O arcebispo agradeceu pelo título e comentou que foi acolhido por todos os goianos desde a sua chegada. “Sinto-me profundamente acolhido em todos os ambientes em que estou, em que frequento. Aos poucos, vou compreendendo mais a cultura desse povo, que é muito rica, com muitas expressões de beleza, com um povo muito religioso, muito devoto. E tornar-me cidadão goiano é um presente. Sinto que, aqui, quem ganha a honraria não é o João Justino, é o arcebispo, visto que mostra a importância da igreja, da arquidiocese, na história e na construção deste Estado”, finalizou.

Related Articles