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Prefeitura de Goiânia investe em laboratórios makers e amplia ensino de robótica em escolas públicas

Projeto se tornou política pública educacional consolidada na gestão do prefeito Rogério. Até agora, laboratórios foram inaugurados em sete escolas municipais. Investimentos garantiram a formação de profissionais e possibilitaram a entrega de tablets e outros dispositivos tecnológicos para instituições de ensino

Com o objetivo de inovar o ensino público, a Prefeitura de Goiânia investiu, na atual administração, em laboratórios makers. O projeto, que se tornou política pública educacional na gestão do prefeito Rogério, está garantindo que os estudantes tenham acesso ao ensino de robótica em sala de aula. Até agora, sete laboratórios makers foram inaugurados pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os investimentos em tecnologia educacional estão garantindo também a formação de profissionais da rede municipal de ensino. O objetivo é orientar os professores sobre as possibilidades que podem ser exploradas dentro dos laboratórios makers que foram inaugurados pela gestão do prefeito Rogério.

“Encontramos, no início da gestão, ambientes informatizados que muitas vezes não eram mais utilizados. Saímos desse lugar para um novo momento, em que os profissionais de educação são incentivados a ensinar com criatividade. Para isso, já inauguramos laboratórios makers em sete escolas”, afirma o prefeito Rogério.

Nos últimos meses, a Prefeitura de Goiânia inaugurou laboratórios voltados para a cultura maker nas seguintes escolas: Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida, Santa Marta, Targino de Aguiar e Marlei Garcia. Os novos ambientes são entregues com estrutura completa que inclui kits de robótica, painel de ferramentas, notebook e outros elementos da cultura maker.

Os investimentos em tecnologia educacional possibilitaram, ainda, a entrega de tablets, computadores e outros dispositivos tecnológicos para 170 instituições de ensino. Além disso, o município firmou parceria com empresas do setor, como a Qualcomm Incorporated, Acer, Claro, Embratel, que garantiu a entrega de chromebooks para as escolas municipais Professora Silene de Andrade, Ernestina Lina Marra e João Braz.

Secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas explica que a nova política de educação permite que os estudantes tenham acesso a uma educação que incentiva a criatividade para a solução de problemas. “A educação do futuro é tecnológica, moderna e interativa. Goiânia, por meio dessa e de outras iniciativas, se posiciona na vanguarda do uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula”, destaca.

Novas possibilidades
Matriculada na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia, Adrielly Santana Barreto, do segundo ano, é uma das estudantes beneficiadas pela nova proposta da Prefeitura de Goiânia. “O nosso laboratório é inovador. Temos uma caneta 3D, que pode desenhar o alfabeto, e vários tipos de robôs”, comenta.

Professor da pequena Adrielly e pioneiro do ensino de robótica na rede pública, Kleiber Pinheiro conta como o uso da tecnologia e os projetos inovadores podem transformar a vida dos estudantes. “Meus alunos jamais imaginaram aprender sobre inteligência artificial. Começamos com poucos equipamentos e um arduíno, que é uma plataforma que permite projetar robôs. Hoje, o projeto chegou a sete escolas e garante formação para outros professores”, comemora.

Gabriel Jeová, que hoje é aluno do curso de edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG), foi um dos primeiros estudantes contemplados com o projeto. “Aprendi muito sobre robôs e cheguei a participar da Olimpíada Brasileira de Robótica. Através do conhecimento que recebemos, venci na categoria maker”, relembra.

O professor Kleiber explica que o ensino de robótica prioriza o ensino da ciência, engenharia e tecnologia, artes e matemática como fio condutor do processo de formação de crianças, jovens e adultos. “Esse projeto complementa a formação dos estudantes e desenvolve novas habilidades para que eles possam se tornar líderes no futuro”, finaliza.

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