Goiânia
Bilhete Único atende mais de 60% da demanda de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia
Formato de bilhetagem permite que passageiro escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas uma passagem, sem necessariamente passar pelos terminais
De acordo com balanço da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o Bilhete Único já responde por mais de 60% de toda a demanda da Região Metropolitana de Goiânia. Com ele, o passageiro pode escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, sem necessariamente passar pelos terminais.
Lançado em abril de 2022, o Bilhete Único facilita e dá mais liberdade aos usuários do transporte coletivo metropolitano. Há aproximadamente 670 mil pessoas cadastradas, que usufruem da vantagem de trocar uma linha por outra em qualquer estação do trajeto. O tempo de deslocamento reduz em até 50 minutos, e o passageiro continua pagando apenas uma passagem, no valor de R$ 4,30.
O prefeito Rogério destaca, além dos benefícios do cartão Bilhete Único, o congelamento do valor da tarifa, viabilizado pelo convênio entre a administração da Capital, Governo de Goiás e prefeituras da Região Metropolitana. “Além das facilidades que o Bilhete Único trouxe à população usuária do transporte coletivo, nós ainda conseguimos, por meio de subsídios, manter o mesmo valor da passagem desde 2019”, afirma, ao ressaltar que a Prefeitura arca com 41,2% do rateio, mesma porcentagem do governo estadual.
A iniciativa conjunta levou Goiânia ao primeiro lugar no ranking de maior satisfação sobre o preço da passagem do transporte coletivo, segundo a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos, realizada pela ONG Agenda Pública entre as capitais brasileiras. Entre os meses de maio de 2022 a setembro de 2023, a Prefeitura já bancou mais de R$ 195 milhões em subsídios para manter o valor da tarifa.
“O Bilhete Único faz parte de um pacote de iniciativas, dentro da gestão do prefeito Rogério que tem esse propósito de trazer melhorias inovadoras aos usuários do transporte coletivo. O Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família também são formatos de bilhetagem que facilitam o dia a dia dos passageiros”, ressalta o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.
O pagamento modernizado, com opção de bilhetagem por meio de cartões de crédito ou débito por aproximação, e também Pix, é outra iniciativa que destaca Goiânia como modelo para todo o país em inovações no transporte público.
Mais liberdade e economia
Antes do formato Bilhete Único, o principal cartão utilizado pelos usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana era chamado Cartão Fácil. Para trocar de linha fora dos terminais, o passageiro precisava pagar mais uma passagem. Com o lançamento do novo formato de bilhetagem, os cadastros do cartão antigo foram automaticamente atualizados para Bilhete Único e todos os usuários podem usufruir dos benefícios, inclusive aqueles que ainda possuem o Cartão Fácil.
Usuário do transporte coletivo metropolitano, Agilson Leite Borges utiliza diariamente três linhas para se deslocar de casa ao trabalho. Hoje, pagando apenas uma passagem durante todo o trajeto, ele destaca as vantagens do Bilhete Único. “Quando era o Cartão Fácil, eu precisava pagar duas passagens, porque de uma linha a outra eu não passava por terminal. Hoje, sigo utilizando as três linhas, mas pagando apenas 4,30. Economizo tempo e dinheiro, é muito satisfatório”, conta.
Para escolher o melhor trajeto para chegar ao destino final, o usuário pode utilizar o aplicativo SiMRmtc. Basta inserir a origem e o destino nas opções de busca e escolher a melhor rota. Também é possível usar o Google Maps para o planejamento.
Como aderir
O Bilhete Único pode ser feito nos terminais ou em qualquer ponto de venda de recarga. Basta informar o número do CPF acompanhado do RG. A primeira via é gratuita.
O bilhete é válido apenas para o titular. Para evitar o uso indevido do benefício, o sistema de monitoramento de segurança é feito por meio de biometria facial, no momento da validação a bordo.
A recarga do Bilhete Único é feita nos Pontos de Venda e Recarga Sitpass (PVR) e nas máquinas de autoatendimento nos terminais de ônibus. Há também a possibilidade de comprar créditos online, por Pix. Os passageiros podem acessar o serviço pelo número de WhatsApp (62) 3110-8938.