Futebol
Prefeito Rogério homenageia vencedores da Taça das Favelas e reafirma apoio a projetos esportivos
Gestão municipal apoiou o evento, que reuniu equipes de todas as regiões de Goiânia. Atletas dos times campeões, que vão representar Goiás na etapa nacional do campeonato, foram recepcionados no Salão Nobre do Paço Municipal, localizado no Park Lozandes
Nas últimas semanas, espaços esportivos que são referências para quem vive em Goiânia abriram as portas para receber os jovens que participaram da edição 2023 da Taça das Favelas da Central Única das Favelas (Cufa-GO). A final do campeonato, que contou com apoio da gestão municipal, ocorreu no último sábado (18/11), no Estádio Antônio Aciolly. Nesta terça-feira (21), como forma de homenagear e reconhecer a importância do campeonato, o prefeito Rogério recepcionou, no Salão Nobre do Paço Municipal, no Park Lozandes, os jovens que venceram a etapa regional da competição.
Durante a homenagem, o prefeito Rogério ressaltou que os atletas das equipes Orlando de Moraes e Gentil Meireles, campeões, respectivamente, das modalidades masculino e feminino, representarão Goiás na fase nacional da competição. “Acreditamos no esporte como ferramenta de transformação social, investimos na realização do campeonato e agora vamos ver nossos talentos brilharem na etapa nacional, que vai ocorrer em São Paulo no mês que vem”, destacou o gestor.
Além de investir e viabilizar que a final do campeonato regional fosse realizada no Estádio Antônio Aciolly, o prefeito Rogério destacou os esforços para colocar Goiânia no mapa das cidades que realizam atividades esportivas de projeção nacional. “A Taça das Favelas, organizada pela Cufa, que é uma das grandes parceiras da nossa gestão, é somente mais um dos tantos eventos que apoiamos e vamos continuar investindo. Prova desse esforço é a vinda do ministro dos Esportes, André Fufuca, a Goiânia para acompanhar a final do campeonato”, mencionou.
Presidente da Cufa-GO, Breno Cardoso, que participou da homenagem, reafirmou que ao apoiar projetos como a Taça das Favelas, a Prefeitura de Goiânia contribui para colocar os jovens como protagonistas das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal dos Esportes (Semesp).
“Com essa parceria, a administração do prefeito Rogério está contribuindo para democratizar as oportunidades na área do esporte. A periferia foi protagonista do campeonato, a final teve transmissão ao vivo para todo o estado de Goiás e os jovens tiveram a experiência de viver uma competição exatamente como um grande campeonato nacional”, ressaltou Breno Cardoso.
Atletas homenageados
Uma das homenageadas pelo prefeito Rogério, Janete Lima Costa, de 21 anos, lembrou que participou das duas últimas edições da Taça das Favelas. “Fomos bicampeãs e para toda nossa equipe esse campeonato é uma oportunidade e tanto. Além de toda a visibilidade, minha família teve a chance de me acompanhar pela televisão, e esse é o sonho de qualquer atleta”, afirma a jovem.
Fábio Antônio Batista de Araújo, de 16 anos, integrante da equipe Orlando de Moraes, joga desde os 6 e afirma também que o evento é uma oportunidade para que novos atletas possam ser revelados e apresentados aos grandes times de futebol. “Montamos um time forte, treinamos bastante e o resultado veio: fomos campeões. Vamos dar o nosso melhor na fase nacional”, pontua.
Secretário municipal de Esportes, Danilo Rabelo, informou que alguns atletas da competição já têm sido procurados por times goianos para fazerem testes. “Essa é missão social desse projeto, abrir portas para que os jovens de todas as regiões de Goiânia possam ser vistos. Essa é uma forma de incentivar, de incluir e de levar valores para as famílias”, finaliza.